29/09/2023 às 13h45min - Atualizada em 29/09/2023 às 13h45min

Astronauta que passou mais de um ano no espaço volta à Terra arrependido após experiência traumática

O que inicialmente seria uma missão espacial de 6 meses se transformou em uma experiência angustiante, com o tripulante chegando a estabelecer o recorde de maior duração de voo espacial dos Estados Unidos.

Redação
Foto: Reprodução // AFP
O astronauta americano da NASA, Frank Rubio, e os cosmonautas russos Sergey Prokopyev e Dmitri Petelin retornaram à Terra nesta quarta-feira após uma estadia de quase 371 dias no espaço, um período um pouco superior a um ano. O que deveria ter sido uma missão espacial de seis meses se transformou em um pesadelo para a tripulação. Rubio conseguiu até mesmo bater o recorde de voo espacial mais longo dos Estados Unidos, embora o recorde mundial ainda pertença à Rússia, com uma missão de 437 dias realizada no início dos anos 1990.

O trio partiu em setembro do ano passado em uma missão conjunta entre a NASA e a Roscosmos, a agência espacial russa. No entanto, apenas três meses depois, a espaçonave Soyuz MS-22, que eles usaram para o lançamento, enfrentou problemas técnicos que impediram o retorno à Terra. Engenheiros russos suspeitam que o incidente tenha sido causado por detritos espaciais que colidiram com a nave.


Em fevereiro deste ano, a NASA enviou a espaçonave Soyuz NS-23 para permitir o retorno dos astronautas. Especialistas estavam preocupados com o superaquecimento dos componentes eletrônicos da cápsula e a segurança dos ocupantes, devido à falta de resfriamento, então a nave de resgate retornou vazia.

No entanto, a missão determinou que a equipe só poderia voltar após a chegada de uma nova equipe de astronautas. No dia 15 de setembro, a Soyuz MS-24 levou o astronauta americano Loral O’Hara e os cosmonautas russos Oleg Kononenko e Nikolai Chub à estação espacial.

Arrependimento

Em uma coletiva de imprensa na semana passada, o astronauta Rubio, de 47 anos, médico militar e piloto de helicóptero, expressou seu arrependimento pela missão, afirmando que a teria recusado se soubesse que duraria mais que o dobro do tempo originalmente planejado. Durante sua estadia no espaço, ele perdeu momentos importantes em sua vida familiar, incluindo o momento em que seu filho mais velho começou sua jornada na Academia Naval dos Estados Unidos, e outro filho que se matriculou na academia militar de West Point.

Rubio compartilhou suas dificuldades em se readaptar à gravidade e expressou seu desejo de simplesmente estar ao ar livre e desfrutar da paz e tranquilidade. Ele também destacou os desafios psicológicos de passar tanto tempo no espaço, principalmente porque esta foi sua primeira missão espacial.
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas