29/09/2023 às 10h22min - Atualizada em 29/09/2023 às 10h22min

Lula já está internado para passar por cirurgia no Sírio Libanês

Devido à complexidade do procedimento, o presidente receberá anestesia geral e será intubado

Redação
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi internado às 8h desta sexta-feira (29), no Hospital Sírio Libanês, em Brasília (DF), para ser submetido a uma cirurgia destinada a aliviar dores no quadril causadas por artrose.

O procedimento, denominado artroplastia total de quadril no lado direito, tem o objetivo de proporcionar alívio da dor, corrigir deformidades e recuperar a mobilidade da articulação.

Na prática, envolve a substituição da articulação "doente" entre a perna e a bacia por uma prótese artificial, exigindo a substituição da cabeça do fêmur e do acetábulo por implantes metálicos e de porcelana. Isso implica cortar uma parte do osso para acomodar a prótese.

Devido à complexidade do procedimento, o presidente receberá anestesia geral e será intubado. Estima-se que Lula permaneça por cerca de três horas em preparação pré-operatória e, em seguida, dedique até duas horas e meia no centro cirúrgico.

O Hospital Sírio-Libanês destacou que o atendimento aos demais pacientes segue normalmente, mas reservou uma ala do centro cirúrgico exclusivamente para o presidente da República.

Quanto ao pós-operatório, a previsão é de que Lula fique internado até terça-feira (3), passando os dois primeiros dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Durante as semanas subsequentes, o presidente despachará da residência oficial, o Palácio da Alvorada, evitando a sede administrativa do governo no Palácio do Planalto. Adicionalmente, as viagens presidenciais estão suspensas até, pelo menos, o final de outubro.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas