28/09/2023 às 13h01min - Atualizada em 28/09/2023 às 13h01min

Ipatinga inicia ação para regularizar mais de 25 mil Cadastros do CadÚnico

Previsão é zerar a fila dos 7 mil usuários unipessoais que estão com seus benefícios suspensos

Redação
Foto: divulgação/ PMI

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Assistência Social, contratou 20 entrevistadores sociais que terão por objetivo zerar a fila dos usuários que buscam a regularização e atualização do Cadastro Único (CadÚnico). Aproximadamente 7 mil usuários unipessoais estão com seus benefícios suspensos pelo Governo Federal e aguardam a regularização. Outros 18 mil usuários estão com cadastros desatualizados e correm risco de perder os benefícios. Ao todo, o município de Ipatinga tem 41 mil pessoas cadastradas no CadÚnico, sendo que menos da metade realizou a atualização dos dados que são essenciais para manter o acesso aos benefícios e programas sociais da União.

Os novos entrevistadores já estão sendo treinados e iniciam os trabalhos ainda essa semana, com a missão de realizar no prazo de 90 dias o atendimento aos 7 mil usuários unipessoais estão com seus benefícios suspensos e precisam regularizar as informações para voltar a ter acesso ao Bolsa Família e outros benefícios do Governo Federal. Após os atendimentos a esse público em caráter de urgência, os cadastradores seguem com o acolhimento daqueles usuários que estão com os dados desatualizados.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Jany Mara, esses profissionais chegam para suprir a falta de servidores nessa área. “Os novos profissionais já estão em treinamento e breve já estarão na linha de frente dos atendimentos para o cadastramento e atualização de dados. O objetivo do governo é que dentro de 90 dias essa fila já esteja zerada”, pontuou a secretária.

O gerente do Cadastro Único de Ipatinga, Thales Hassen, informou que com os usuários ativos, o município terá um repasse maior do governo federal e mais famílias supridas com a garantia da segurança alimentar. “Com mais usuários ativos vamos garantir segurança alimentar a mais famílias, além de termos a economia local sendo beneficiada com mais recursos circulando pelo município”, avaliou.

O CadÚnico garante o acesso das famílias de baixa renda a benefícios e programas sociais do Governo Federal. No entanto, cada programa tem as suas próprias regras. Em caso de dúvidas e principalmente para regularizar os dados cadastrais, é importante que procurem o Cadastro Único no Centro de Ipatinga.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas