26/09/2023 às 09h29min - Atualizada em 26/09/2023 às 09h29min

Governador Valadares registra o terceiro dia mais quente do ano

Os dias mais quentes anteriores ocorreram durante o verão, nos meses de fevereiro e março.

Redação
Foto: Reprodução //

A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) localizada no Instituto Federal de Minas Gerais, campus Governador Valadares, registrou no último domingo (24) a temperatura de 35,8°C, marcando o terceiro dia mais quente do ano na cidade. Os dois dias mais quentes foram registrados durante o verão, em fevereiro e março, com temperaturas de 36,5°C e 36,4°C, respectivamente.

A primavera, que começou no dia 23 de setembro, é considerada uma estação de transição em que as chuvas se tornam mais frequentes à medida que o verão se aproxima. Portanto, temperaturas muito altas não são comuns para este período. A elevação recente das temperaturas está relacionada ao El Niño mais rigoroso deste ano e à Crise do Clima, que torna eventos climáticos extremos mais frequentes.


O Inmet emitiu um alerta vermelho de grande perigo, válido até as 18h de terça-feira (26). Esse alerta é acionado quando se espera um fenômeno meteorológico de "intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana".

Em dias de calor intenso, é importante que as pessoas tomem precauções básicas, como manter-se hidratadas, evitar atividades físicas durante os horários mais quentes do dia, usar protetor solar e umidificar o ambiente. O calor excessivo pode reduzir a umidade relativa do ar, causando problemas respiratórios e desconforto.

Essa situação alerta para a necessidade de cuidados com o clima e o meio ambiente, já que a emissão de gases de efeito estufa está contribuindo para a ocorrência de eventos climáticos extremos com maior frequência.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas