12/09/2023 às 11h09min - Atualizada em 12/09/2023 às 11h09min

Inscrições para o Ingresso Seletivo Misto da UFJF encerram nesta quarta-feira (13)

As vagas são distribuídas de acordo com o sistema de cotas e permitem ingresso tanto no primeiro quanto no segundo semestre de 2024.

Redação
Foto: Reprodução

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) campus de Governador Valadares lembra que o prazo para as inscrições no Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2024 e no Vestibular de Música se encerra nesta quarta-feira, 13 de setembro, às 18h. Os interessados em ingressar em uma das instituições de ensino de renome têm até esse horário para completar o formulário de inscrição, disponível exclusivamente online, na Área do Candidato.

O Pism, um programa que envolve provas aplicadas ao final de cada ano do Ensino Médio, tem sua edição de 2024 programada para os dias 9 e 10 de dezembro de 2023. Os exames serão realizados nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda. Mais detalhes sobre o processo seletivo podem ser encontrados no edital.


Para os estudantes que estão no módulo III do Pism, estão sendo oferecidas 2.303 vagas em 76 cursos de graduação, com 1.903 vagas destinadas ao campus Juiz de Fora e 400 vagas para Governador Valadares. As vagas são distribuídas conforme o sistema de cotas e permitem entrada tanto no primeiro quanto no segundo semestre de 2024.

Já o Vestibular de Música utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e inclui uma prova de habilidade específica, dividida em duas etapas: a prática musical de 2 a 4 de outubro e a prova teórica em 29 de outubro.

Para efetuar a inscrição, o candidato deve seguir as instruções cuidadosamente, preencher os dados requeridos no formulário e gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 150, que deve ser paga até 14 de setembro, exclusivamente no Banco do Brasil. No caso do Vestibular de Música, a taxa de inscrição é de R$ 90 e também deve ser quitada até a mesma data.

Candidatos que necessitam de atendimento especial ou que solicitam o uso do nome social para realizar as provas devem fazer a solicitação durante o processo de inscrição, anexando documentos digitalizados que comprovem suas necessidades até 13 de setembro. Pessoas com deficiência devem incluir cópias digitalizadas do laudo médico e outros documentos comprobatórios. Para candidatos que, por razões religiosas, não podem fazer a prova aos sábados, é necessário anexar uma cópia digital de um atestado comprobatório de sua confissão religiosa emitido por um representante qualificado de sua comunidade religiosa.

Os resultados das solicitações de atendimento especial estarão disponíveis na Área do Candidato a partir das 15h do dia 2 de outubro. Em caso de indeferimento, os estudantes têm a oportunidade de entrar com recurso das 9h às 16h do dia 3 do mesmo mês. A resposta final será divulgada em 10 de outubro.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas