10/05/2024 às 15h45min - Atualizada em 10/05/2024 às 15h45min

Trabalhadores da Educação preparam ato regional em Ipatinga

Jornada reúne servidores da educação das regiões do Vale do Aço, Vale do Mucuri e Vale do Rio Doce

Redação
Foto: reprodução/ Google Street View

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUTE-MG) convocou uma paralisação das atividades em diversas regiões do Estado, contra o salário pago aos educadores no Brasil. O movimento vai se concentrar em Ipatinga, na Praça da Bíblia, no Centro da cidade, a partir das 14h.

Na data, se reunirá trabalhadores da educação das regiões do Vale do Aço, Vale do Mucuri e Vale do Rio Doce. Outras jornadas com paralisações regionais vão ocorrer nos dias 20, 24 e 27 de maio.

“Esta ação é uma resposta direta à crise salarial instaurada pelo governo Zema, que hoje paga apenas metade dos salários devidos aos profissionais da educação”, informa nota divulgada pelo Sindicato.

Salário

O SindUTE chama atenção ainda para a deterioração do nível salarial dos trabalhadores da educação em Minas Gerais. “É alarmante também, saber que o estado de Minas Gerais paga o pior salário do Brasil aos professores, funcionários das escolas, merendeiras e servidores de limpeza, sendo que milhares de trabalhadores (as) recebem menos do que um salário mínimo”.

Qualidade da Educação

Conforme o sindicato, a atual situação dos trabalhadores e trabalhadoras acaba se refletindo na qualidade da educação no Estado.

“Essa realidade de arrocho salarial e desvalorização dos profissionais da educação afeta diretamente a qualidade do ensino oferecido aos estudantes. Com salários reduzidos, os trabalhadores enfrentam sobrecargas de trabalho que podem levar ao adoecimento profissional, comprometendo assim o ambiente escolar e o aprendizado dos estudantes”, avalia o comunicado.

Apoio popular

O movimento dos trabalhadores em educação exorta a população a acompanhar e apoiar a luta por melhorias no setor. “Diante deste cenário, o Sindicato pede a compreensão e o apoio da população, da imprensa e de todas as entidades envolvidas na luta por uma educação de qualidade”, salienta a entidade.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas