07/08/2023 às 09h21min - Atualizada em 07/08/2023 às 09h21min

Prefeitura de Ipatinga promove várias ações de enfrentamento à violência contra a mulher

De acordo com as informações apuradas a cada dois dias uma mulher é vítima de violência doméstica.

Redação
Foto: Reprodução

Em resposta ao alarmante cenário de violência doméstica contra mulheres em Minas Gerais, a Prefeitura de Ipatinga, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), está promovendo uma série de ações durante o mês de agosto, denominado "Agosto Lilás". O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de respeitar os direitos das mulheres e criar um ambiente seguro e igualitário para todos.

De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais, a cada dois dias uma mulher é vítima de violência doméstica, sendo que em 50% dos casos as mortes são causadas por facas, tesouras ou canivetes, geralmente cometidas por maridos, namorados ou ex-companheiros.

Dentro das ações do "Agosto Lilás", estão programadas atividades como:

Encontro com alunos da rede municipal (7 a 10 de agosto): Será realizado o "Teatro Lúdico - Violência Contra a Mulher – Cuidar e Proteger", com o intuito de levar informações de forma interativa e educativa, sensibilizando os jovens para a importância do respeito e da prevenção da violência de gênero desde cedo.

Capacitação com a Equipe Técnica de Assistência Social da Secretaria de Saúde (11 de agosto): O foco é o enfrentamento da violência contra a mulher, visando fortalecer o suporte oferecido às vítimas e melhorar a abordagem desses casos sensíveis.

Ações de enfrentamento da violência contra a mulher no campo do Nova Esperança (18 de agosto): Em parceria entre o Conselho da Mulher e a Secretaria de Assistência Social, essa iniciativa busca mobilizar a comunidade local e promover a conscientização sobre o tema.

Repetição do "Teatro Lúdico" com alunos da rede municipal (22 e 23 de agosto): Reforçando a importância da conscientização contínua, esses encontros visam envolver os jovens na promoção de uma sociedade mais igualitária.

A prefeitura de Ipatinga convida a população a participar ativamente dessas ações e a se unir nesse esforço coletivo pelo fim da violência contra as mulheres. Em situações de emergência, as denúncias podem ser encaminhadas aos telefones das Polícias Militar (190) e Civil (197), além de ser possível registrar ocorrências de ameaça, lesão corporal, agressão e descumprimento de medida protetiva através da Delegacia Virtual.


Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas