11/07/2023 às 17h51min - Atualizada em 11/07/2023 às 17h51min

Vereador de Timóteo participa de reunião sobre universidade pública no Vale do Aço

A reunião aconteceu na última segunda-feira (10).

Redação
Foto: Divulgação

O vereador Vinicius Bim, representando a Câmara de Timóteo, marcou presença em uma reunião da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada na última segunda-feira (10/07). O encontro teve como pauta a falta de uma universidade pública no Vale do Aço e a necessidade urgente de sua implantação.

Para Vinicius Bim, a expansão do ensino superior federal na região traz inúmeros benefícios para a população. Ele ressaltou a importância de lutar pela instalação de uma universidade no Vale do Aço, destacando que a distância entre Valadares e Ipatinga, de aproximadamente 115 km, acaba sendo um obstáculo para os moradores da região.

Durante a reunião, uma das propostas apresentadas foi utilizar parte dos recursos provenientes do acordo de reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem da Samarco, em Mariana/MG. Mais da metade dos 31 municípios mineiros afetados pelo desastre estão localizados no Vale do Aço.


“Vamos transformar essa tragédia em algo que transforme a realidade dos nossos jovens. A formação de qualidade habilita as pessoas a ocuparem espaços de poder, onde se constroem as políticas públicas tão necessárias à vida da população”, destacou o vereador.


Segundo o deputado federal Rogério Correia, no relatório da Comissão Externa da Câmara dos Deputados que acompanha os desdobramentos do acordo de Mariana, foi incluída a criação de uma universidade com campus tanto no Vale do Aço quanto no Espírito Santo.

Dentre os encaminhamentos definidos durante a reunião da comissão na ALMG, destaca-se o agendamento de uma visita de representantes da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) ao ministro da Educação, Camilo Santana, em Brasília/DF. O objetivo é apresentar as demandas e buscar o apoio necessário para a concretização do projeto de uma universidade pública na região.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas