10/07/2023 às 18h04min - Atualizada em 10/07/2023 às 18h04min

Nigerianos são resgatados em navio após travessia de 13 dias pelo Atlântico, informa PF

Resgate de imigrantes em leme de navio cargueiro em rota para Porto de Santos; deportação para a Nigéria confirmada

Foto: (Polícia Federal do Espírito Santo/Reprodução)
Na última segunda-feira, a Polícia Federal (PF) do Espírito Santo encontrou quatro indivíduos de nacionalidade nigeriana escondidos no leme de um navio de carga em rota para o Porto de Santos. A descoberta foi comunicada à PF pelos membros da tripulação da embarcação.

A embarcação, que navegava sob a bandeira da Libéria, havia iniciado sua viagem em Lagos, na Nigéria, em 27 de junho, levando 13 dias para chegar à costa brasileira. A distância entre o estado do Espírito Santo e o país africano é de cerca de 5,5 km.


Esse caso reforça a existência de um padrão migratório observado entre a Nigéria e o Brasil.

Os nigerianos foram encontrados durante uma mudança programada de tripulação no navio, que fez uma parada nas águas do Espírito Santo. O mestre do navio foi notificado e rapidamente contatou o Núcleo de Polícia Marítima da Polícia Federal.



Os oficiais da PF se deslocaram até o navio para resgatar os estrangeiros. "A equipe marítima da PF salvou todos eles devido ao seu delicado estado de saúde, e por questões humanitárias, o desembarque condicional foi autorizado", declarou a PF em uma nota oficial.

"Os estrangeiros foram encaminhados à unidade marítima da Polícia Federal para identificação e procedimentos burocráticos. Eles ficarão sob a supervisão da agência marítima do navio até a sua repatriação obrigatória para a Nigéria", afirmou o Delegado Eugenio Ricas, superintendente da Polícia Federal no Espírito Santo.

De acordo com a PF, o navio permanece no Espírito Santo, mas a previsão é de que seja liberado em breve para continuar sua viagem ao Porto de Santos.
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas