28/06/2023 às 15h27min - Atualizada em 28/06/2023 às 15h27min

Pesquisa mostra que Santana do Paraíso é a segunda cidade com maior crescimento populacional em Minas Gerais

Com crescimento superado apenas pelo município de Extrema (MG), Santana do Paraíso cresceu 64,31% nos últimos dez anos

Redação
Foto: divulgação

Nos últimos 10 anos, Santana do Paraíso registrou um crescimento populacional de 64,31%, de acordo com o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (28). Os dados são referentes ao Censo Demográfico de 2022 e apontam que a população do município cresceu de 27.265 para 44.800 habitantes. O município ocupa o segundo lugar no ranking de cidades que mais cresceram em Minas Gerais.

“Santana do Paraíso é uma cidade que, durante muito tempo, foi coadjuvante, mas agora descobriu que pode ocupar um lugar de destaque. Se forem analisados todos os nossos índices na saúde, na assistência social e na educação, nós realmente estamos muito acima da média nacional e não temos dúvida que estamos criando as condições necessárias para que a cidade se torne grande e próspera e que venha a ocupar um lugar de destaque não só em Minas Gerais, mas também em todo o Brasil”, classificou o prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato. 

Em comparação com o último Censo Demográfico, realizado no ano de 2010, Santana do Paraíso lidera o percentual de crescimento dos municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço. De acordo com o Censo 2022, os municípios de Coronel Fabriciano e Timóteo, cresceram 1,06% e 0,41%, respectivamente. Já o município de Ipatinga, registrou uma queda de -4,9% no número de habitantes, em comparação com a última operação censitária. Na lista de cidades que mais cresceram em Minas Gerais, Santana do Paraíso ocupa o segundo lugar, com crescimento superado apenas pelo município de Extrema (87,01%).

No ranking de população dos municípios, Santana do Paraíso está na 78ª colocação no estado, integrando o top 100 maiores dos 853 municípios de Minas Gerais. Além disso, a pesquisa do IBGE também aponta que a cidade de Santana do Paraíso tem uma densidade demográfica de 162,28 habitantes por km² e uma média de 2,68 moradores por residência.


Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas