12/06/2023 às 15h50min - Atualizada em 12/06/2023 às 15h50min

Asteroide potencialmente perigoso passará próximo à terra no dia dos namorados

Nasa monitora asteroide 1994 XD e revela que ele não representa risco iminente, mas alerta para sua proximidade com nosso planeta

Redação
Foto: reprodução/ Nasa

No Dia dos Namorados, nesta segunda-feira (12), haverá um acontecimento astronômico, segundo a Nasa. A agência espacial dos Estados Unidos confirmou que um asteroide classificado como "potencialmente perigoso" passará próximo à Terra. Esse asteroide, denominado 1994 XD, tem sido monitorado há quase um ano. Além dele, outros cinco asteroides passarão a uma distância considerada próxima do nosso planeta nos próximos dias, de acordo com informações da Nasa.

Apesar de ser considerado "potencialmente perigoso", o asteroide 1994 XD não representa um risco imediato. Ele recebe essa classificação devido à sua proximidade, que será de menos de 4,6 milhões de milhas da Terra (cerca de 19,5 vezes a distância entre a Terra e a Lua), e ao seu diâmetro superior a 150 metros. Sua passagem ocorrerá a uma distância de 1,97 milhões de milhas da Terra (aproximadamente oito vezes a distância até a Lua) e seu diâmetro é de 457 metros, o que equivale à altura de uma das antigas torres do World Trade Center.

Cabe ressaltar que o 1994 XD não é o maior asteroide "potencialmente perigoso" que se aproximará da Terra nos próximos dias. Na quinta-feira (15), o asteroide 2020 DB5, com um diâmetro de 488 metros, passará a uma distância de 2,6 milhões de milhas do nosso planeta.

Quanto à possibilidade de salvar a Terra de um asteroide, a Nasa conduziu um teste bem-sucedido em 2022, no qual desviou a trajetória de um asteroide lançando uma nave contra ele. Esse teste, denominado missão Dart, faz parte de um treinamento para proteger a humanidade caso seja necessário desviar a rota de um asteroide que represente um risco para o nosso planeta.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas