07/06/2023 às 15h27min - Atualizada em 07/06/2023 às 15h27min

Irã revela mísseis hipersônicos avançados, desafiando defesas dos EUA

Mísseis Fattah e Khorramshahr representam avanços tecnológicos significativos no arsenal iraniano, segundo autoridades

Redação
Foto: Reprodução

No dia 7 de junho de 2023, o Irã revelou seu primeiro míssil balístico hipersônico fabricado no país, com nome de Fattah, foi apresentado em uma cerimônia com a presença do presidente iraniano Ebrahim Rahisi e comandantes do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica.

O míssil Fattah atinge uma velocidade máxima de aproximadamente Mach 14, ou seja, mais de 16.000 km/h.

Amirali Hajizadeh, chefe da força aeroespacial da Guarda, afirmou que a precisão do míssil, com um alcance de 1.400 km, permite que ele penetre em todos os escudos defensivos. A TV estatal iraniana acrescentou que o Fattah representa um avanço significativo na área de mísseis e pode contornar os sistemas de mísseis antibalísticos dos Estados Unidos e de Israel, incluindo a Cúpula de Ferro.

No entanto, as alegações sobre as capacidades do míssil ainda não puderam ser verificadas de forma independente.

O lançamento do míssil ocorre cerca de duas semanas depois de o Irã apresentar o mais recente modelo de seu míssil balístico Khorramshahr movido a líquido. O Ministro da Defesa, Gen. Mohammad Reza Ashtiani, destacou a capacidade do Khorramshahr de evadir a detecção de radar e penetrar nos sistemas de defesa aérea inimigos devido à sua baixa assinatura de radar. Segundo ele, o míssil tem a capacidade de transportar várias ogivas para diferentes missões e pode atingir um alcance de 1.996 km.

Behnam Ben Taleblu, pesquisador sênior e especialista em Irã da Foundation for Defense of Democracies, comentou que as modificações no Khorramshahr demonstram que a Guarda Revolucionária Islâmica do Irã pode aprimorar sistemas de ataque de precisão de curto alcance, além de mísseis nucleares de longo alcance. Ele ressaltou que o Khorramshahr não é apenas mais uma plataforma nuclear capaz no arsenal iraniano, mas uma arma limítrofe que pode estender o alcance do Irã para além dos 2.000 km.


Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas