07/06/2023 às 14h30min - Atualizada em 07/06/2023 às 14h30min

Horário especial impulsiona vendas para o Dia dos Namorados no Vale do Aço

Comércio estende funcionamento até mais tarde e empresários estão otimistas com aumento nas vendas

Redação
Foto: Foto Igor Silva

IPATINGA – O comércio do Vale do Aço funcionará em Horário Especial para o Dia dos Namorados, que será celebrado na próxima segunda-feira (12). Em Ipatinga, as empresas abrem nesta sexta-feira (09), das 9h às 20h, e no sábado (10), das 9h às 16h. Já em Coronel Fabriciano e Timóteo, além do sábado — também das 9h às 16h —, as lojas funcionarão na segunda, das 9h às 20h. O horário ampliado foi negociado pelo Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço.

Ainda em março, a entidade patronal foi às ruas das três principais cidades da região realizar uma pesquisa. O objetivo foi entrevistar comerciantes e conhecer a vontade deles quando assunto é o funcionamento até mais tarde em vésperas de datas comemorativas e, ainda, identificar quais seriam os melhores dias para compensar as horas a mais trabalhadas.

Após a coleta das informações e posterior tabulação, o sindicato negociou com os sindicatos laborais e assinou a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) definindo os horários especiais para o Dia das Mães, o Dia dos Namorados e o Dia dos Pais.
 

“Há alguns anos, as vendas no Dia do Namorados têm crescido de maneira surpreendente, fazendo a movimentação nas ruas quase que se equiparar ao Dia das Mães”, revela o presidente do Sindcomércio, José Maria Facundes.

Segundo o dirigente sindical, o ápice das compras deve ocorrer no próximo sábado à tarde, quando as lojas têm permissão para funcionar até as 16h.

Nos últimos dias, o Sindcomércio também realizou uma sondagem com empresas de Ipatinga, Fabriciano e Timóteo, cuja finalidade foi conhecer as expectativas para o Dia dos Namorados. 68,9% dos empresários que responderam aos questionamentos da entidade, acreditam em vendas melhores este ano para a data, quando comparadas ao mesmo período do ano passado. Ações promocionais e novos produtos são fatores que devem alavancar o consumo, conforme indicaram.

83,8% dos comerciantes sondados pelo Sindcomércio vislumbram que a maioria das compras realizada pelos “apaixonados” será paga com cartão de crédito. Já o gasto médio por consumidor deve variar entre R$ 100 e R$ 300.

 


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