07/06/2023 às 13h12min - Atualizada em 07/06/2023 às 13h12min

Papa Francisco, de 86 anos, passa por cirurgia de emergência no intestino

Operação necessária devido ao agravamento dos sintomas requer hospitalização prolongada

Redação
Foto: Reprodução

O Papa Francisco, de 86 anos, ficará internado a uma cirurgia de emergência no intestino nesta quarta-feira (7) à tarde, em Roma.

A operação é necessária devido ao agravamento dos sintomas e requer vários dias de hospitalização. A informação foi divulgada pelo Vaticano, por meio de um comunicador do diretor do serviço de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

Antes da cirurgia, o Papa argentino presidiu a uma audiência geral na Praça de São Pedro. Após o evento, ele se dirigiu ao hospital universitário A. Gemelli, onde será submetido à operação de laparotomia e cirurgia plástica da parede abdominal com prótese, sob anestesia geral.

A laparotomia consiste na abertura da cavidade abdominal. A equipe médica do Papa afirmou que a cirurgia é necessária devido a uma hérnia incisional que causa recorrente e dolorosa, e que está se agravando.

Na terça-feira, o Papa foi ao hospital Gemelli para realizar exames, mas os procedimentos não foram divulgados. Em julho de 2021, Francisco foi internado no mesmo hospital para uma cirurgia no cólon, e em março deste ano, ele foi internado novamente devido a uma infecção respiratória.

Após a cirurgia, o Papa Francisco deve permanecer internado no hospital Gemelli. Sua saúde tem sido motivo frequente de especulações sobre uma possível renúncia, mas ele afirmou recentemente que não planejava deixar a carga devido à saúde.

Apesar da sua saúde frágil, ele mantém a sua agenda de viagens, incluindo uma visita a Lisboa e à Mongólia nos próximos meses.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas