02/06/2023 às 15h06min - Atualizada em 02/06/2023 às 15h06min

Encontro entre governadores das regiões Sul e Sudeste fortalece o Consórcio de Integração

Evento busca promover ações conjuntas e impulsionar a geração de empregos nas duas regiões

Redação
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

No dia 2 de junho, sexta-feira, ocorreu um encontro entre os governadores das regiões Sul e Sudeste, sediado na Sala Minas Gerais, localizada na região Centro-Sul de Belo Horizonte. O objetivo do evento, denominado Cosud (Consórcio de Integração Sul de Sudeste), que está em andamento desde 2019, é unificar os interesses dos estados e promover ações conjuntas em diversas áreas.

Neste ano, o encontro foi formalizado por meio de um Projeto de Lei assinado pelos governadores e entregue ao presidente da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), Tadeu Martins Leite (MDB). Ao receber os documentos, o presidente se comprometeu a dar continuidade ao projeto, contribuindo assim para o fortalecimento do consórcio.

A atual edição do Cosud tem como foco principal a geração de empregos e renda nas regiões Sul e Sudeste, que juntas representam 70% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Durante a cerimônia de abertura, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), ressaltou a importância da união entre as duas regiões.

Após a cerimônia de abertura, os governadores Cláudio Castro (PL) do Rio de Janeiro, Ratinho Júnior (PSD) do Paraná, Eduardo Leite (PSDB) do Rio Grande do Sul, Renato Casagrande (PSB) do Espírito Santo e Jorginho Mello (PL) de Santa Catarina, reuniram-se com Zema no Circuito Liberdade.

Durante a tarde, estão programadas reuniões dos Grupos de Trabalho, nas quais serão discutidos diferentes aspectos do tema deste ano, tais como desenvolvimento social e direitos humanos, finanças, planejamento e previdência, saúde, cultura e turismo.

O Cosud continuará no sábado, dia 3.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas