31/05/2023 às 13h04min - Atualizada em 31/05/2023 às 13h04min
Alfabetização no Brasil: Desafios e Queda no Índice Revelados por Levantamento do MEC
56,4% das crianças brasileiras não estão alfabetizadas, aponta pesquisa inédita do Ministério da Educação
Redação
Foto: Agência Brasil Um levantamento inédito do Ministério da Educação (MEC) revela que 56,4% das crianças brasileiras não estão alfabetizadas. Os dados foram apresentados em Brasília durante um evento com o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios.
Segundo a pesquisa Alfabetiza Brasil, apenas 4 em cada 10 crianças do 2º ano do Ensino Fundamental eram alfabetizadas no país em 2021. Esse índice mostra uma queda em relação a 2019, quando mais de 6 em cada 10 crianças eram vistas alfabetizadas.
Para definir a alfabetização no contexto do levantamento, o Inep consultou professores de alfabetização e especialistas da área. Foi estabelecido um padrão associado a habilidades básicas de leitura e escrita, próximo ao que é avaliado pelos sistemas de avaliação de estados e municípios.
Os critérios para considerar os alunos alfabetizados incluem a capacidade de ler pequenos textos, localizar informações na superfície textual, fazer inferências básicas a partir da articulação entre texto verbal e não verbal (como em tirinhas e histórias em quadrinhos) e escrever textos com desvios ortográficos para comunicação simples no cotidiano, como convites e atendidos.
Entre os objetivos da pesquisa estão compreender as características de um aluno alfabetizado em termos qualitativos, estabelecer critérios avaliativos para a alfabetização dos estudantes brasileiros e fornecer subsídios para o planejamento e execução de políticas educacionais voltadas para a alfabetização.