30/05/2023 às 18h20min - Atualizada em 30/05/2023 às 18h20min

Ipatinga irá sediar o “Transformando o Futuro”, evento de educação empreendedora

Iniciativa é fruto de uma parceria entre Sebrae Minas, Superintendência de Ensino de Coronel Fabriciano e Prefeitura de Ipatinga. A expectativa é receber cerca de 14 mil estudantes, no Ipatingão

Redação
Foto: Filipe Ventura/ Vale 24 Horas

No dia 16 de junho, sexta-feira, a cidade de Ipatinga, localizada no Vale do Aço, será palco do maior evento de educação empreendedora já realizado no interior do estado: o "Transformando o Futuro". Com expectativa de receber, presencialmente, cerca de 14 mil estudantes da rede pública de Timóteo, Coronel Fabriciano, Ipatinga e Santana do Paraíso, a ação promete marcar a história destes alunos em um dia inesquecível.

As influenciadoras digitais Camilla de Lucas e Bianca Andrade (mais conhecida como Boca Rosa) são algumas das grandes presenças confirmadas no evento. Elas irão transformar o estádio Ipatingão em um local de inspiração, com lições práticas de vida, contando suas trajetórias de superação e os desafios que as levaram ao sucesso por meio de comportamentos empreendedores.

Veja a coletiva sobre o evento:


A ideia é incentivar os alunos a desenvolverem o potencial empreendedor, e mostrar que eles são capazes de alcançar seus sonhos e objetivos de vida. A condução do evento ficará por conta do humorista, apresentador e youtuber Rafael Cortez, e da influenciadora digital e youtuber Sharon Morais.

Na programação, o período da manhã será direcionado aos alunos do Ensino Médio, mobilizados pela Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano. Já o período da tarde será dedicado aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com apoio da Secretaria Municipal

de Educação de Ipatinga e Superintendência. Haverá, ainda, transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo Youtube do Sebrae Minas. Os interessados em participar do evento on-line devem se inscrever neste link.

A analista do Sebrae Minas Vanessa Silva explica que a ação marca uma importante sequência no trabalho que é desenvolvido nas escolas públicas da região do Vale do Aço, por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE). “O Transformando o Futuro tem o objetivo de marcar a vida desses alunos, levando para eles inspiração e incentivo por meio de histórias reais de pessoas que não desistiram de seus sonhos, venceram e hoje são admiradas e reconhecidas nacionalmente. Vamos mostrar que é possível transformar sonhos em realidade e superar desafios tanto na vida pessoal quanto em projetos profissionais”, destaca.

A secretária municipal de Educação de Ipatinga, Patrícia Avelar, reforça a importância da educação como ferramenta capaz de transformar realidades, e destaca o apoio do governo municipal ao PNEE. “Por meio de um evento grandioso como esse, estimulamos em nossas crianças um ‘pensar coletivo’, possibilitando conteúdos inovadores, com metodologias que incentivam comportamentos empreendedores”, afirma.

Educação empreendedora no Vale do Aço

O Programa Nacional de Educação Empreendedora foi implementado na rede municipal de ensino de Ipatinga por meio da Lei da Educação Empreendedora (Lei nº 4.312, de 26 de janeiro de 2022). O objetivo é capacitar os professores para o desenvolvimento de novas metodologias de ensino, inserindo o tema empreendedorismo de forma transversal,

com aplicação junto às disciplinas existentes na base do Ensino Fundamental e como grade curricular na Educação Integral.

Em 2022, cerca de cinco mil professores e profissionais ligados a educação na região do Vale do Aço foram atendidos e participaram de capacitações. Em Ipatinga são mais de 2.500 profissionais de educação capacitados, mais de 20 mil alunos impactados e 50 unidades da rede municipal de educação parceiras do programa.

Em Coronel Fabriciano, os professores já foram capacitados pela metodologia e iniciarão no mês de maio a construção dos projetos de empreendedorismo para aplicação em sala de aula.

Em Timóteo, cerca de 300 professores estão sendo capacitados por meio do curso “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” para que, ainda neste ano, os docentes também possam adotar esse modelo de ensino que visa garantir que os estudantes das 15 escolas da rede pública da educação infantil e fundamental da cidade tenham acesso à temática.

A superintendente de ensino de Coronel Fabriciano, Edvânia de Lana Morais, ressalta a importância da parceria com o Sebrae Minas e a Prefeitura de Ipatinga. “A união de forças para a realização do evento promove a sinergia de conhecimentos, recursos e ampliação do alcance e impacto das ações voltadas a estudantes e comunidade em geral. Será um marco da educação empreendedora em nossa região”, acrescenta.

Educação Financeira - uma nova proposta

Além das ações voltadas para a temática Educação Empreendedora, de 22 a 26 de maio, professores e demais profissionais que atuam na rede

pública foram capacitados sobre Educação Financeira e Finanças Pessoais. O curso foi ministrado pela N2, especialista no tema, e que tem a missão de ajudar brasileiros a terem controle na gestão da sua renda.

Os participantes também conheceram o Programa de Educação Financeira lançado pelo Sebrae Minas, em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Ministério da Educação (MEC). O programa permite o acesso de professores a uma série de cursos gratuitos e a distância, com o objetivo de apoiá-los na abordagem da temática com os alunos, de forma simples, interativa e conectada aos cenários reais da vida cotidiana. Saiba mais nesta página.

Evento “Transformando o Futuro”

Data: 16/06 – sexta-feira

8h às 10h - Alunos do Ensino Médio vinculados à Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano.

14h às 16h - Alunos do Ensino Fundamental vinculados à Secretaria Municipal de Educação e Superintendência Regional de Ensino.

Local: Estádio Municipal João Lamego Netto, Ipatingão - Avenida Burle Marx, s/n, Bairro Novo Cruzeiro.

Inscrição para transmissão on-line: https://www.sympla.com.br/transformando-o-futuro__2008444 Site do evento: https://empreendedordofuturo.sebraemg.com.br/ 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas