O presidente brasileiro, Lula, conversou por telefone hoje, sexta-feira (26), com o presidente russo Vladimir Putin. Durante a ligação, Lula reafirmou o compromisso do Brasil, juntamente com Índia, Indonésia e China, em buscar um diálogo com as partes envolvidas no conflito da Ucrânia.
Por sua vez, Putin confirmou que a Rússia está disposta a dialogar sobre a Ucrânia, de acordo com informações do Kremlin.
Além disso, Lula declinou do convite para participar do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, que acontece anualmente na cidade russa. Durante a conversa, Lula compartilhou em suas redes sociais:
"Acabei de conversar por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin. Agradeci o convite para o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, mas informei que não posso ir à Rússia neste momento. No entanto, reafirmei o compromisso do Brasil, juntamente com Índia, Indonésia e China, de dialogar com ambas as partes envolvidas no conflito em busca da paz".
O Kremlin também emitiu um comunicado, afirmando:
"O presidente russo fez uma avaliação abrangente da situação em torno da Ucrânia e reiterou a abertura da Rússia ao diálogo político e diplomático, que ainda está bloqueado por Kiev e seus apoiadores ocidentais. Discutiram-se alguns aspectos da parceria estratégica entre Rússia e Brasil, com mútuo interesse no seu progresso e aprofundamento da cooperação prática em diversas áreas. A conversa foi construtiva e informativa".