18/05/2023 às 14h57min - Atualizada em 18/05/2023 às 14h57min

Gaeco deflagra Operação Retomada em Ipatinga e região

Operação Retomada desmantela organização criminosa de tráfico de drogas em Minas Gerais e Santa Catarina

Redação
Foto; Divulgação/ PCMG
Nesta manhã (18/05) o GAECO Regional de Ipatinga, em conjunto com a Polícia Civil, o Ministério Público, a Polícia Militar e a Polícia Penal, deflagrou a Operação Retomada. O objetivo da operação é cumprir 47 mandados de prisão e 52 mandados de busca e apreensão no Vale do Aço (Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Ipaba e Santana do Paraíso), além de Caratinga, Uberlândia, Contagem, Vespasiano, Conselheiro Pena em Minas Gerais, e também na cidade de Palhoça, em Santa Catarina.
Veja a coletiva:



Essa ação é resultado de um Inquérito Policial iniciado há mais de um ano, que foi instaurado para investigar uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas. Essa organização é responsável por trazer grandes pesos de entorpecentes para a região e distribuí-las, principalmente no Vale do Aço.

Usando recursos de inteligência policial disponíveis e realizando ações controladas, o GAECO obteve 28 prisões em flagrante, apreendeu cerca de meia tonelada de drogas, 12 armas, veículos e aproximadamente R$ 40.000 em dinheiro antes da operação. Dessa forma, foi possível identificar toda a estrutura da organização criminosa, desde sua base até o topo da obediência, individualizando a conduta de cada membro.

Com o objetivo de afetar a saúde financeira da organização criminosa, o GAECO conseguiu bloquear várias contas bancárias dos investigados, assim como contas de terceiros utilizadas para lavar o dinheiro com o tráfico de drogas. Além disso, o GAECO tomará medidas judiciais para que os valores, imóveis e veículos de luxo adquiridos por meio do tráfico de drogas sejam revertidos ao Estado de Minas Gerais.

A Operação Retomada, coordenada pelo GAECO, contou com a participação de 03 Promotores de Justiça e 200 policiais da Polícia Civil e da Polícia Militar, além do apoio aéreo de dois helicópteros e cães farejadores, provenientes das instituições de segurança pública.

Os investigados serão responsabilizados pelos crimes de associação ao tráfico, tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas máximas somam 43 anos.

Estiveram presentes na entrevista o Delegado Gilmaro Alves Ferreira, Chefe do 12º Departamento de Polícia Civil de Ipatinga, o Delegado do GAECO Fernando José Lima Barbosa, o Promotor de Justiça do GAECO Bruno Schiavo, o Promotor de Justiça Paulo Elias, o Comandante da 12ª Região de Polícia Militar Cel. Juliano Fabio de Lemos Dias, o Diretor Regional da Polícia Penal da 12ª RISP Marilton Carlos dos Anjos Gonzaga, o Investigador da PCMg Guilherme Veloso e o Comandante da aeronave da PMMG Gustavo.

 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas