13/05/2023 às 15h27min - Atualizada em 13/05/2023 às 15h27min

Câmara de Ipatinga comemora os 75 anos do estado de Israel

O encontro ocorreu na casa do legislativo e contou com diversas autoridades

Redação
Foto: divulgação

A Câmara Municipal de Ipatinga realizou nessa sexta-feira (12), a pedido do Vereador Adiel Oliveira, uma sessão solene para comemoração dos 75 anos de Independência do Estado de Israel (em hebraico: Yom Haatzmaut יום העצמאות ). O evento ocorreu no período da manhã e contou com a presença de várias autoridades.

Estiveram presentes no compromisso, Sr. Werley Glicério Furbino de Araújo-Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Ipatinga; Sr. Marcelo Mazoni– Vice-Presidente da Confederação Nacional das Câmaras de Comércio Brasil-Israel (CNBI) ; -Sr. Paulo Henrique Jelihovschi – Presidente da Câmara Minas Gerais-Israel de Comércio e Indústria (CMGI) ; -Sr. Luís Henrique Alves – Presidente da ACIAPI (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga) e Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ipatinga e Sr. Sérgio Moreira – Diretor Regional da Câmara Minas Gerais-Israel de Comércio e Indústria;

Além desses, também esteve presente o prefeito de Santana do Paraíso, Sr. Bruno Morato; Sr. Renato Martins, Diretor da Agência Metropolitana de Desenvolvimento do Vale do Aço; Sr. Eduardo Blanski, Diretor de Negócios do Hospital Márcio Cunha. O restante do público era formado por empresários do setor de tecnologia e inovação, educação, mineração e integrantes da comunidade judaica local.

A CMGI é uma entidade apartidária, sem fins lucrativos, cuja missão é promover a interface comercial entre o empresariado de Israel e de Minas Gerais. A CNBI com a CMGI dão suporte ao setor econômico da Embaixada de Israel no Brasil. A proximidade com Israel e a região é fruto de acordo de cooperação técnica assinado entre a Prefeitura de Ipatinga, através de sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDETUR), com a entidade do país judeu, ocorrido em agosto do ano passado no munípio.

O Vereador Adiel Oliveira, atendendo solicitação da Câmara Minas Gerais-Israel de Comércio e Indústria, requereu a Sessão Solene, onde após a homenagem, ocorreu uma palestra sobre oportunidades de negócios com o Estado Judeu, proferida pelo Sr. Paulo Henrique Jelihovschi - presidente da Câmara Minas Gerais-Israel de Comércio e Indústria. O Vereador Adiel lembrou que o Brasil teve a honra de ter o diplomata Oswaldo Aranha, presidindo a sessão da ONU que aprovou a criação do país em 1948.

“Israel proclamou sua independência, poucas pessoas podiam imaginar que, em um lapso de tempo tão curto, se tornaria um ícone do desenvolvimento econômico e industrial.” Disse o Vereador. Luís Henrique Alves, representando a ACIAPI e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ipatinga, declarou: “Em seus 75 anos de história, Israel tem uma longa lista de realizações para apresentar ao mundo, mesmo apresentando um território tão pequeno se comparado ao imenso território brasileiro”. O Vereador ley do Trânsito disse: “ Temos que apoiar ações como essas que fomentam nossa economia local”.

O objetivo da Câmara Minas Gerais-Israel é criar pontes entre empresários e entidades mineiras e israelenses. “Nossa função é dialogar e facilitar a relação entre entes empresariais ou governamentais que queiram estreitar laços com Israel”, afirma Marcelo Mazoni, Vice-Presidente da CNBI. “Aqui estamos para mostrar todas as oportunidades que Israel tem pra oferecer nos campos de tecnologia, inovação, saúde, educação e segurança, sendo um dos principais players do mundo em todos esses quesitos” destacou o presidente da CMGI Paulo Henrique.

O Prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato, destacou também a importância do evento: “Esse momento é muito valioso para nossa região e Santana do Paraíso como cidade-irmã de Ipatinga, apoia iniciativas como essas que promovem a atração de investimentos e cooperação técnica”. Já o diretor da CMGI para o Vale do Aço, Sérgio Moreira, disse: “Hoje é um fato histórico para nossa região, pois aqui nunca presenciou algo tão solene que envolvesse instituições de Israel. Esse tipo de homenagem geralmente é prestada, em lugares com uma comunidade judaica expressiva como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, o que não é o nosso caso. Isso nos deixa mais contentes em vermos as portas da região se abrindo para intercâmbios comerciais com Israel”.

 

 

 

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas