11/05/2023 às 14h47min - Atualizada em 11/05/2023 às 14h47min

Brasil Participativo: Cidadãos moldando o futuro do país

Governo federal retoma prática participativa para definir programas e ações prioritárias com base na voz do povo

Redação
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O governo federal lançou o Brasil Participativo, uma plataforma para que os cidadãos possam contribuir na escolha de programas e ações prioritárias para os próximos anos. Essa iniciativa retoma uma prática de governos anteriores do PT, que consistia em reuniões presenciais nos estados para a elaboração do Plano Plurianual.

O presidente Lula participou da primeira plenária estadual em salvador, seguida por eventos nas demais capitais nas próximas semanas.


Nesses encontros, os cidadãos têm a oportunidade de se inscrever e expressar suas opiniões sobre as prioridades que o governo deve adotar nos próximos anos. As sugestões coletadas serão utilizadas na elaboração do plano plurianual, que servirá como base para a formulação de políticas públicas e propostas orçamentárias a serem enviadas ao Poder Legislativo.

Essa ação é coordenada pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, sob a liderança da ministra Simone Tebet, que acompanhou Lula em Salvador. As propostas selecionadas serão submetidas a votação e as principais ações em diversas áreas, como saúde, educação, segurança pública e energia, serão incorporadas ao PPA, que será entregue ao Congresso em agosto.

A partir do próximo ano, o orçamento e as prioridades serão determinadas de acordo com as deliberações do povo.

A participação na plataforma Brasil Participativo é feita por meio do perfil no Gov.Br, utilizado para acessar serviços públicos e realizar pedidos por meio da Lei de Acesso à Informação. A plataforma estará aberta para participação até o dia 10 de julho.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas