09/05/2023 às 13h35min - Atualizada em 09/05/2023 às 13h35min

David Miranda, defensor dos direitos LGBTQIA+ e da liberdade de expressão, falece aos 37 anos

Ex-deputado lutou contra infecções e septicemia após internação em 2022

Redação
Foto: Rodrigo Pertoti/Câmara dos Deputados

O ex-deputado David Miranda, uma figura influente na política brasileira, faleceu na madrugada desta terça-feira dia 9, aos 37 anos, no Rio de Janeiro. Ele estava internado na Clínica São Vicente desde agosto de 2022, quando foi hospitalizado para tratar uma infecção gastrointestinal que acabou desencadeando sucessivas infecções e septicemia.

David Miranda teve uma carreira política marcada pela defesa dos direitos LGBTQIA+ e da liberdade de expressão. Ele ficou conhecido por coordenar a campanha pelo asilo ao ex-analista de inteligência americano Edward Snowden no Brasil, ao lado de seu marido, o jornalista Glenn Greenwald. Miranda também foi o primeiro vereador LGBT eleito para a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, na época filiado ao PSol, e posteriormente eleito deputado federal também pelo PSol em 2018.

Antes das eleições presidenciais de 2022, David Miranda se filiou ao PDT, partido liderado por Ciro Gomes. Ele tinha um importante papel como articulador político do partido no Rio de Janeiro.

Após a notícia de sua morte, Glenn Greenwald confirmou o falecimento do marido em uma publicação em rede social. Ele escreveu:

“É com a mais profunda tristeza que eu anuncio o falecimento do meu marido, David Miranda. Ele teria feito 38 anos amanhã. Sua morte, de manhã cedo, veio após uma batalha de nove meses na UTI. Ele morreu em paz, cercado de nossos filhos e família e amigos.”


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas