28/04/2023 às 16h29min - Atualizada em 28/04/2023 às 16h29min

Portal do Emprego em Fabriciano recruta trabalhadores e otimiza demanda de empresas regionais

O Portal incentiva as empresas locais a usar o site para anunciar as vagas disponíveis e oferece suporte aos candidatos

Redação
Foto: Divulgação/PMCF

Às vésperas do Dia do Trabalhador, o Portal do Emprego da prefeitura de Coronel Fabriciano comemora bons resultados e se destaca ao inovar em políticas públicas visando a geração de emprego e renda.
 
Com cerca de 12 mil vagas disponíveis no Vale do Aço, o serviço gerido pela Secretaria de Governança de Desenvolvimento Econômico tem se consolidado como uma ferramenta importante para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho na região. Os dados são da Agenda de Convergência da Agência Metropolitana do Vale do Aço/FIEMG.
 
O portal auxilia aos interessados se inscreverem e se conectarem com as empresas, tudo de forma gratuita e on-line.
 
O objetivo do Portal do Emprego é aumentar a empregabilidade na cidade e valorizar a mão de obra local. Empresas de outras cidades, em especial da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), também podem usar a ferramenta para recrutar funcionários conforme o perfil das vagas disponíveis.
 
Implantado em agosto do ano passado, o novo portal já possui mais de 77 empresas e mais de 2 mil candidatos cadastrados em seu banco de dados e ajudou a viabilizar mais de 600 contratações. Até março deste ano, o Portal já havia disponibilizado cerca de 300 oportunidades de trabalho apenas na cidade de Fabriciano.

 
“O Portal de Emprego é uma ferramenta que está à disposição tanto do empresário, que tem a vaga e busca o profissional com o perfil mais adequado para aqueles requisitos; e principalmente, para o trabalhador ou futuro trabalhador, que busca uma colocação. A ferramenta é intuitiva, há vagas disponíveis para todos perfis, inclusive, para quem ainda não tem experiência e tudo é gratuito. Ou seja, é uma ação efetiva da Prefeitura de Fabriciano, para facilitar e aumentar a empregabilidade na cidade com resultados efetivos”, completa o secretário de Governança de Desenvolvimento Econômico, Daniel Papa.
 

PERFIL DO CANDIDATO
Um dos diferenciais do Portal do Emprego de Fabriciano é que ele permite traçar o perfil comportamental do candidato e assim, direcioná-lo para vaga mais adequada. Ao cadastrar o seu currículo, são solicitadas informações sobre competências técnicas e comportamentais. O mesmo vale para o empresário ao preencher os requisitos necessários ao divulgar a vaga.
 
A partir dos dados informados, a Prefeitura usa a metodologia DISC para traçar o perfil do candidato, triar e encaminhar os currículos. A metodologia é bastante difundida e usada entre equipes de recrutadores de talentos e RH para auxiliar nas tomadas de decisão para promover recrutamentos, seleções, capacitação e desenvolvimento das equipes.
 
APOIO ÀS ENTREVISTAS E BUSCA ATIVA
Além disso, o Portal de Emprego, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, promove eventos de entrevistas e contratações em praças públicas em parceria com empresas da região, permitindo que os empregadores se conectem diretamente com candidatos a emprego em um ambiente amigável e informal.
 
A equipe do Portal do Emprego de Coronel Fabriciano também realiza ações de busca ativa nos bairros para identificar pessoas que estão procurando emprego e ajudá-las a se conectar com as empresas que estão contratando.
 
INICIATIVA PREMIADA
O programa Portal de Emprego da Prefeitura de Fabriciano é um dos 15 finalistas no 11º Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal. A iniciativa concorre na categoria Desenvolvimento Econômico. Este ano, o prêmio, que reconhece e premia bons exemplos na gestão pública, teve 310 projetos inscritos. O resultado será divulgado no 38º Congresso Mineiro de Municípios, nos dias 9 e 10 de maio, na Expominas em BH.
 
No ano passado, o programa recebeu o prêmio de “Projeto Inovador no 5º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes em Santa Catarina".
 
SERVIÇO
Secretaria de Governança de Desenvolvimento Econômico
Endereço: Rua Doutor Querubino, 342, Centro. Telefone: 3406-7552.
portaldoemprego.fabriciano.mg.gov.br


Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas