18/04/2023 às 16h01min - Atualizada em 18/04/2023 às 16h01min

Supermercados e lojas do setor abrirão na próxima sexta no Vale do Aço

Apesar de ser feriado de Tiradentes, essas empresas abrirão em horário especial

Redação
Foto: Emmanuel Franco

Consumidores do Vale do Aço poderão aproveitar o feriado desta sexta-feira (21), Dia de Tiradentes, para fazer compras em supermercados e estabelecimentos do setor. Por força de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), o segmento está autorizado a abrir as portas em Ipatinga, das 8h às 18h, e em Coronel Fabriciano e Timóteo, das 8h às 14h. Também funcionarão, no feriado, os chamados serviços essenciais à população, como farmácias, postos de combustíves e padarias.

A CCT viabilizada pelo Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço ainda garante a abertura das empresas de gênero alimentício em mais um feriado de abril, dia 29, quando é comemorado o aniversário de emancipação de Ipatinga e Timóteo. “O funcionamento, obviamente, é facultativo ao empresário. Negociamos para que houvesse a possibilidade de abrir em boa parte dos feriados de 2023, uma vez que há restrição legal para o uso da mão de obra nesses dias”, explica José Maria Facundes, presidente da entidade patronal.

Porém, conforme explica o dirigente sindical, culturalmente, mais de 90% das empresas da região optam por funcionar em feriados. “Trata-se de um excelente dia de vendas, pois as pessoas têm mais tempo e aproveitam para colocar as compras de casa em dia”, observa José Maria.

O que abre?

Além de supermercados, ainda têm autorização para funcionar açougues, casas de carnes, mercearias, varejões, sacolões, hortifrútis e peixarias. O chamado “comércio de rua”, ou seja, as lojas que tradicionalmente fazem horários especiais em datas comemorativas, estarão de portas fechadas.

No Shopping Vale do Aço, a Praça de Alimentação funcionará das 11h às 22h. O supermercado Coelho Diniz, por sua vez, das 9h às 18h, enquanto a farmácia Indiana abre as portas das 10h às 21h. O cinema opera normalmente.

A abertura das demais lojas do Shopping Vale do Aço neste feriado é facultativa, ou seja, está proibido o uso da mão de obra dos empregados, mas o expediente pode ser cumprido, das 12h às 18h, com os proprietários na linha de frente.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas