18/04/2023 às 13h49min - Atualizada em 18/04/2023 às 13h49min

Conselho da Criança recebe inscrições para o processo de escolha de conselheiros tutelares

Para ter acesso ao edital o interessado pode enviar uma mensagem com a palavra “edital” para o WhatsApp 31 997336731 ou acessar o site da Prefeitura.

Redação
Foto: Divulgação

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Timóteo está recebendo inscrições até o dia 28 de Abril para o 10º Processo de Escolha dos membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2024/2027.
 
O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, cumprindo as atribuições previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, artigos 95 e 136.
 
Para concorrer a uma das cinco vagas titulares (e cinco vagas de conselheiro suplente), o interessado precisa comprovar experiência profissional ou voluntária de, no mínimo, um ano em atividades ligadas à Promoção, Defesa e Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente, desenvolvidas em entidades governamentais e/ou não governamentais, de forma direta, em declaração firmada pela entidade.
 
A jornada de trabalho de Conselheiro Tutelar é de 40 horas semanais de expediente normal, das 8h às 18h, mais regime de plantão. A função de Conselheiro Tutelar é remunerada e de dedicação exclusiva, sendo incompatível com o exercício de outra função pública ou privada.
 
Outros critérios para se candidatar ao processo de escolha são os seguintes: ser pessoa de reconhecida idoneidade moral, comprovada por folhas e certidões de antecedentes cíveis e criminais; ter idade igual ou superior a 21  anos; residir no município há pelo menos dois anos;  comprovar ter concluído o ensino médio até o dia da posse; e estar em dia com os direitos políticos, comprovados pela apresentação do título de eleitor e comprovante de votação da última eleição ou certidão fornecida pela Justiça Eleitoral.
 
O processo de escolha, conforme Resolução 244, de 16 de Março deste ano, será realizada em quatro etapas e inclui inscrição dos pré-candidatos, prova de aferição de conhecimento, avaliação psicológica e processo eleitoral. As inscrições devem ser feitas presencialmente na sede do CMDCA/Timóteo, no endereço: Avenida Acesita, nº 1.596, Bairro Primavera, Timóteo/MG. A votação ocorrerá no dia 1° de outubro, das 8h às 17h.


Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas