13/04/2023 às 21h51min - Atualizada em 13/04/2023 às 21h51min

Lula faz comentário se mostrando a favor de moeda única para os integrantes do BRICS

A fala ocorreu durante a posse de Dilma no comando do banco do BRICS

Redação
Foto: Reprodução

Durante a posse de Dilma no comando do banco do BRICS, o presidente Lula sugeriu o uso de uma moeda única entre países do bloco como alternativa para escapar do uso do Dollar. 
 
Lula disse:

“por que todos os países estão obrigados a fazer seu comércio lastreado no dólar”. 

 

“Porque hoje um país precisa correr atrás de dólar para poder exportar, quando ele poderia exportar em sua própria moeda, e os bancos centrais certamente poderiam cuidar disso”, acrescentou Lula. 

 

“É necessário ter paciência. Mas por que um banco como o dos Brics não pode ter uma moeda que possa financiar a relação comercial entre Brasil e China, e entre os outros países dos Brics? É difícil, porque tem gente mal acostumada e todo mundo depende de uma única moeda”, concluiu. 


As falas do presidente foram recebidas de formas diferentes pelos brasileiros, sendo que alguns acreditam que isso provocaria um atrito com os EUA, enquanto outros acham a medida viável para melhorar as negociações entre os 7 países do bloco. 

Fato é que a fala de Lula tem poder de gerar muita repercussão na forma como os líderes mundiais observam a postura do novo governo, levando em consideração que no dia (3) de janeiro o ministro Haddad e o embaixador da Argentina fizeram uma discussão sobre a possibilidade de criação de uma moeda única para ser usada no mercosul.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas