10/04/2023 às 16h28min - Atualizada em 10/04/2023 às 16h28min

O governo Lula e os primeiros 100 dias de atuação

Com muitas viagens programadas em sua agenda, o presidente fez hoje um balanço de como foi até agora em sua terceira vez como chefe de estado

Redação
Foto: Reprodução

O presidente Lula deveria ter ido à China no dia 28 de março, porém, devido a uma pneumonia, precisou remarcar sua viagem para hoje, segunda-feira, dia 10. De acordo com comunicado enviado pelo Palácio do Planalto, a viagem vai começar em Xangai seguindo para Pequim, onde Lula vai ter um encontro com o presidente chinês Xi Jinping, e vai ficar no país até o dia 14 de abril. De acordo com Haddad, Lula indicará novos diretores do BC após essa viagem à China.

A China é o principal parceiro comercial do Brasil. Por outro lado, a adesão à OCDE não está entre as prioridades. A reestruturação do Mercosul e da cooperação entre os países da América Latina, e tentativas de avanço no tratado do bloco com a União Europeia, é um fato que marca os 100 dias do novo governo.

Com o envio de uma missão diplomática na Venezuela, obteve-se a volta de sua embaixada. No primeiro dia do seu novo governo, já houve encontros com líderes internacionais, sendo feitas três viagens ao exterior, e encontros com líderes no Itamaraty, trazendo de volta a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e à União de Nações Sulamericanas (Unasul).

Foram reduzidos cargos da equipe brasileira que atua em Paris, que atualmente possui nove membros, e o Itamaraty prevê a abertura de 16 vagas para diplomatas na Embaixada do Brasil em Caracas, na Venezuela.

Lula esteve na Argentina nos dias 23 e 24 de janeiro, no Uruguai dia 25 de janeiro e nos Estados Unidos dia 9 de fevereiro. O Itamaraty vai sediar encontros de Lula com o chanceler da Rússia, Sergey Lavrov, com intenção de trazer o fim do conflito com a Ucrânia.

Por último, ainda tem uma visita da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que pode vir a acontecer. Dentre as próximas visitas programadas estão: Emirados Árabes Unidos dia 15 e 16 de abril, Portugal dia 22 a 25 de abril, Espanha dia 25 de abril, ainda sem comunicado oficial, e no Japão dia 19 a 21 de maio.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas