03/04/2023 às 13h28min - Atualizada em 03/04/2023 às 13h28min

Governo brasileiro não assina carta da cúpula pela democracia que condena atitudes militares da Rússia na Ucrânia

Apesar deste feito, o governo de Putin vê o Brasil com bons olhos.

Redação
Foto: Divulgação

O governo brasileiro não assinou a declaração final da cúpula pela democracia, esta que foi feita pelo governo dos Estados Unidos cujo objetivo é combater a opressão de países de regime autoritário. 

Segundo informações, o presidente Lula fez o envio de uma carta para os organizadores questionando o uso da defesa da democracia no contexto em que cause confronto com o oriente. Neste caso, em referência a China e Rússia, apesar que o documento aborda uma possível condenação a Rússia por manter suas tropas na Ucrânia invadindo a soberania daquele território. 

Os diplomatas brasileiros dizem que essa discussão a respeito das operações russas devem ser feitas somente na ONU. Já o Itamaraty, afirmou que acredita que a decisão de não assinar este documento não vai afetar negativamente a relação do Brasil com o governo americano. 

Vale lembrar que, recentemente, o presidente russo Vladimir Putin disse que o Brasil é visto como um dos principais aliados do ocidente e que é esperado por parte dele que continue a ter uma boa relação entre os dois governos. 

Fato é que desde antes do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva tomar posse, ainda durante o fim do governo Bolsonaro, o mesmo evitou de aderir às punições feitas por países europeus e pelos EUA para com a Rússia. 

Na época, o então presidente Jair Messias Bolsonaro justificou o motivo de não aderir as punições tendo levado em consideração a boa relação comercial entre os dois países. Ele também destacou  que em sua visita a Rússia foram colocados em debate assuntos importantes para o país no qual Putin atendeu bem as expectativas.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas