29/03/2023 às 12h20min - Atualizada em 29/03/2023 às 12h20min

Viagem da presidente do Taiwan aos EUA gera atenção da China

Na possibilidade do encontro com o presidente da câmara americana, as ameaças tomam novas proporções

Redação
Foto: divulgação

Apesar de sofrer pressão por parte da China, presidente do Taiwan faz viagem para os EUA mesmo sobre ameaça em caso de encontro com o presidente da câmara norte americana. A presidente Tsai Ing-wen foi nesta quarta-feira (29) para os Estados Unidos e a China teme que ela se encontre com Kevin McCarthy.

Por reivindicar o território do país vizinho o governo chinês disse as autoridades dos EUA para não se encontrarem com Tsai; mas os Estados Unidos tem necessidade de acordo com a lei local a fornecer à Taiwan formas para a qual se defender. Desde que a China ameaçou uma guerra em agosto passado, a presidente da Câmara dos EUA naquele período, Nancy Pelosi, visitou Taipei.

Tsai Ing-wen passará pela Guatemala e Belize, passando por Nova York primeiro e Los Angeles na volta.

“A pressão externa não impedirá nossa determinação de ir ao mundo”, disse  Tsai no aeroporto internacional de Taiwan em Taoyuan.


“Estamos calmos e confiantes, não cederemos nem provocaremos. Taiwan caminhará firmemente no caminho da liberdade e da democracia e entrará no mundo. Embora esse caminho seja difícil, Taiwan não está sozinho”. 
Disse antes da partida de Tsai,

Zhu Fenglian, porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan da China, falou que a ída de Tsai para os Estados Unidos não era apenas sua espera no aeroporto, mas encontrar com autoridades do país.

“Se ela tiver contato com o presidente da Câmara dos EUA, McCarthy, será outra provocação que viola seriamente o princípio de Uma Só China, prejudica a soberania e a integridade territorial da China e destrói a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan”, 
Disse Zhu

“Nos opomos firmemente a isso e definitivamente tomaremos medidas para revidar resolutamente”. Enquanto isso a  relação dos EUA com a China está cada dia pior desde que Washington trouxe paz entre os laços com Pequim no ano de 1979.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas