24/03/2023 às 16h24min - Atualizada em 24/03/2023 às 16h24min

Gustavo Nunes explica situação com garoto Yuri, “prefeitura não negou esse medicamento”

O garoto Yuri sofre com uma doença chamada hemimegalencefalia, que é uma malformação congênita cerebral rara

Redação
Foto: reprodução/ vídeo
Nesta semana, a situação do garoto Yuri tomou conta das redes sociais e gerou grande polêmica envolvendo o medicamento no qual ele precisa. O fato foi abordado também em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (24), pelo prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes.
Segundo o prefeito, o município não negou o medicamento, ele apenas esclareceu que o canabidiol (medicamento de origem da Cannabis) só pode ser usado com uma decisão judicial e isso ainda não ocorreu. 

“Não é verdade que a prefeitura negou esse medicamento para o Yuri, também não é verdade que a prefeitura entrou com uma ação para impedir o fornecimento desse medicamento para o Yuri, muito pelo contrário, nós temos consciência e seguimos a legislação, e decisão judicial se cumpre. Aqui no município nós temos alguns casos de pessoas que conseguiram uma decisão judicial para o fornecimento do canabidiol a essas pessoas que necessitam, e está sendo fornecido”, explicou.
Ainda conforme Gustavo Nunes, a cidade não interferiu em nada para que o remédio não chegasse até Yuri, o fato só não ocorreu devido ao Ministério Público que pediu o encerramento da ação, mas, mesmo diante disto, eles poderiam entrar com nova ação para pedir o medicamento novamente.
 "Nós podemos também intermediar uma reunião entre a família do Yuri e a promotoria de justiça, para que a família possa ter uma nova ação, e que possa ocorrer os trâmites legais com as informações que são necessárias para que tenha a decisão do mérito do juiz, para que o município deva adquirir esse fornecimento para fornecer para a criança", completou.
Situação de Yuri
O garoto Yuri sofre com uma doença chamada hemimegalencefalia, que é uma malformação congênita cerebral rara. Devido à esta situação, ele tem diariamente crises de convulsões. 
Mas, como Yuri já passou por alguns acompanhamentos e até cirurgia e as convulsões continuaram acontecendo, foi descoberto que o remédio Canabidiol (de origem da Cannabis) pode ajudar no controle das crises convulsivas.
De acordo com o médico, Dr. Marcone Oliveira, que acompanha Yuri, eles já conseguiram o remédio, falta apenas a liberação para que ele possa iniciar o tratamento.
Vídeo na íntegra

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas