20/03/2023 às 16h54min - Atualizada em 20/03/2023 às 16h54min

​UPA de Timóteo recebe certificado de qualidade ONA nível 1

UPA Geraldo dos Reis Ribeiro é a primeira de Minas Gerais a receber a certificação

Redação
Foto: Divulgação/PMT

UPA Geraldo dos Reis Ribeiro administrada pela OSS Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus (HMTJ), em Timóteo, foi a primeira Unidade de Pronto Atedimento certificada pelo Selo de Qualidade Nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A certificação tem o objetivo de aprimorar os processos de atendimento, aumentar a qualidade dos serviços prestados e promover a segurança do paciente. Isso significa que o equipamento atende aos padrões de qualidade e segurança, além de cumprir os modelos pré-estabelecidos de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.

Em 27 de janeiro de 2020 A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas Geraldo dos Reis Ribeiro foi inaugurada e aberta para público contando com uma capacidade operacional de 3 leitos de urgência, 3 leitos de observação adulto feminino, 3 leitos de observação adulto masculino e 3 leitos de pediatria, 2 leitos de isolamento além de 1 sala para classificação de risco, 1 sala para atendimento da assistente social e 4 consultórios.


A Gestão Compartilhada entre o Município de Timóteo e a OSS HMTJ iniciada em janeiro de 2020, em um modelo de gerenciamento no qual existem indicadores para garantir a qualidade assistencial ao usuário da saúde, que são acompanhados e fiscalizados pelo Município, Conselho Municipal de Saúde, pertimindo fornecer um serviço em saúde de qualidade e mais digna para a população timotense.

Durante o período de 2020 á 2022 a Unidade atendeu um quantitativo de 145.262 pessoas, desse quantitativo, 100% dos pacientes foram acolhidos por meio da classificação de risco, e durante todo o período a Unidade atuou com escala médica completa em todos os meses de gestão com presença de profissional pediatra e clinico.

Importante destacar que, ainda sob gestão da OSS HMTJ, a UPA atuou como referência no atendimento a pacientes vítima da COVID-19. De 2020 a 2023, em 98% dos pacientes internados na UPA, foi possível realizar o tratamento, não sendo necessário transferi-lo para outra Unidade Hospitalar. A Unidade apresenta uma taxa de transferência de pacientes de somente 2%.

Como resultado do trabalho desempenhado na Unidade, a UPA exibe uma taxa de Satisfação dos usuários de 98%, considerado os 3 anos de funcionamento, resultado de um trabalho de comprometimento com a qualidade e humanização aos municípes de Timóteo


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas