20/03/2023 às 16h09min - Atualizada em 20/03/2023 às 16h09min

Polícia Civil de MG por meio da Delegacia Regional de Ipatinga deflagra a Operação Embaixador

Quatro pessoas foram presas e 70 aparelhos celulares foram apreendidos com um dos suspeitos

Redação
Foto: Divulgação/PCMG

Foi deflagrada nesta segunda-feira (20) a Operação Embaixador, pela Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da 1ª Delegacia Regional de Ipatinga. As ações ocorreram simultaneamente em várias localizações, contando com a participação de 130 Policiais Civis distribuídos em 32 viaturas policiais, tratando-se de equipes de policiais civis da Delegacia Regional de Ipatinga, Departamento de Polícia e Policiais da capital mineira.  

Durante a Operação Embaixador, foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão contra 17 alvos, espalhadas em 5 cidades do estado de Minas Gerais (Timóteo, Belo Horizonte, Santa Luzia, Contagem e Sabará). Anteriormente, durante as investigações, já haviam sido cumpridos 3 mandados de busca e apreensão, sendo recuperados aparelhos celulares na cidade de Ponto Belo/ES e Ipatinga/MG.  


De acordo com a Polícia Civil, o objetivo desta operação foi realizar o cumprimento de mandados de busca e apreensão, e de prisão preventiva, para recuperação de aparelhos celulares furtados e para obter outros elementos de prova contra associação criminosa especializada na prática de furtos de aparelhos celulares, no desbloqueio dos aparelhos e na venda a terceiros. 

Ainda de acordo com a Polícia Civil, as pessoas que compraram os aparelhos celulares furtados podem ser enquadradas no crime de receptação, pois compraram os objetos mesmo podendo presumir que seriam produtos de crime, devido à maneira como os objetos foram vendidos, sem nota fiscal e sem a caixa do aparelho celular.  

Atuação do grupo criminoso

O grupo criminoso atuava em grandes eventos, onde se aproveitavam da aglomeração de pessoas para subtraírem os aparelhos celulares de dentro dos bolsos das vítimas e/ou de dentro de suas bolsas. As investigações se iniciaram a partir do momento que policiais civis da Delegacia de Furtos e Roubos de Ipatinga tomaram conhecimento de que várias pessoas tiveram seus aparelhos celulares furtados em um show de cantor famoso (Gustavo Lima) ocorrido no dia 18 de novembro de 2022, no estádio Ipatingão. 

Prisões e objetos apreendidos  

A agência de inteligência da Delegacia Regional de Ipatinga conseguiu descobrir o paradeiro de alguns dos aparelhos celulares furtados, bem como identificar os receptadores e integrantes da associação criminosa responsáveis por furtar e desbloquear os aparelhos celulares.  

Foram presas até o momento, o total de 4 pessoas, sendo 03 suspeitos presos por prisão em flagrante pelo crime de receptação e 1 pessoa presa por prisão preventiva expedida pelo Poder Judiciário de Ipatinga.

Setenta aparelhos celulares foram apreendidos na residência de apenas um dos suspeitos, sendo comprovadamente que trinta são aparelhos furtados e os demais estão sob análise da Polícia Civil. As investigações permanecem em andamento para identificação dos demais integrantes da associação criminosa.  


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas