03/03/2023 às 16h20min - Atualizada em 03/03/2023 às 16h20min

​Conselho Regional de Medicina Veterinária avalia equipamentos em Ipatinga para liberar castrações

Fiscal realiza vistoria no Castramóvel e na sala de castração na Seção de Controle de Zoonoses

Redação
Foto: Divulgação/PMI

A Seção de Controle de Zoonoses (SCZ) da Prefeitura de Ipatinga recebeu nessa sexta-feira (3) o fiscal do Conselho Regional de Medicina Veterinária/CRMV, Jonatas Caldi, para uma visita técnica e vistoria das instalações da primeira Unidade Móvel de Castração (Castramóvel) no município. Ele também conheceu a nova sala de castração da SCZ.  

Caso os equipamentos, instalações e procedimentos estejam dentro das normas estabelecidas pelo Conselho, o município vai iniciar a castração gratuita de cães e gatos, um grande anseio da população de Ipatinga - e principalmente das pessoas ligadas à proteção de animais - há mais de dez anos. 


Programa amplo 

O prefeito Gustavo Nunes explica que a castração é uma das ações de um programa de controle populacional de cães e gatos, mas ressalta que não é a única. “Educar para a guarda responsável, combater o abandono e os maus-tratos, criar legislações específicas, tudo isso é tão ou mais importante que a castração em si. É por isso que nossa equipe, multidisciplinar, está empenhada na construção de um programa de controle populacional amplo”, detalha. 

A veterinária da zoonoses, Shara Regina, defensora da causa animal, explica que a forma de diminuir, de maneira humanitária, a população de animais abandonados pelas ruas é uma questão que vem sendo enfrentada pela Secretaria Municipal de Saúde desde o início da gestão.  

“A saúde de pessoas, animais e ambiente estão interligados. Chamamos esse conceito de saúde única, e é por isso que uma ação de controle populacional vai impactar na vida até de quem não tem um bichinho”, observa Shara.  

Cadastros em andamento 

A previsão da Secretaria de Saúde é que, a partir da liberação, sejam realizados aproximadamente 4.500 procedimentos por ano.  

Os serviços serão oferecidos para animais com idades entre dois meses e oito anos, de pessoas residentes no município. Após o pré- cadastro, o munícipe será contatado por telefone, sendo então comunicado da confirmação do cadastro e da data do agendamento para a castração. 

O formulário está disponível no site oficial do município (www.ipatinga.mg.gov.br/principal) e deve ser preenchido por todas as pessoas (tutores ou responsáveis) residentes que desejam castrar cães e gatos. Em caso de dúvidas, há dois telefones disponíveis: (31) 3829-8383 ou 3829-8313. 


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas