31/01/2023 às 13h30min - Atualizada em 31/01/2023 às 13h30min

Casal é condenado a 10 anos de prisão no Irã por publicarem vídeo dançando juntos

Jovens foram acusados de incitar a prostituição e apoiar manifestações pela liberdade feminina

Redação
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um casal de blogueiros iranianos foi condenado a 10 anos de prisão pelo Tribunal Revolucionário do Teerão após publicarem um vídeo dançando em Teerã, capital do Irã. Os jovens Astiyazh Haghighi, 21, e Amir Mohammad Ahmid, 22, aguardavam o julgamento desde novembro de 2022, sendo sentenciados nesta semana.

De acordo com o tribunal, o casal teria "auxiliado a disseminação da corrupção na terra e incitado a prostituição", crimes que são considerados hediondos no Irã. Durante a filmagem feita pelo casal, Astiyazh também estava sem véu e quebrou uma das regras do país de não dançar em público. O caso foi considerado ainda mais grave pelo Tribunal por ter sido em parceria com um homem. 


O vídeo foi postado pelos influencers em outubro, e entendido pelo tribunal como uma manifestação de apoio aos protestos que ocorrem no Irã desde a morte de Mahsa Amini, que havia sido detida pela polícia porque supostamente não estava usando o hijab, o véu islâmico.

De acordo com o jornal "Observador", o casal foi impedido de ter advogados durante o processo, e tiveram o pedido de liberdade com pagamento de fiança recusado. 
 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas