30/01/2023 às 11h06min - Atualizada em 30/01/2023 às 11h06min

​Prefeitos do Vale do Aço se reúnem com IBGE para tratar da conclusão e revisão do Censo 2022

Encontro ocorreu em Coronel Fabriciano, a convite do prefeito Dr. Marcos Vinicius

Redação
Foto: Divulgação/PMCF

Nesta sexta-feira (27), os prefeitos de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Timóteo e Santana do Paraíso se reuniram com representantes da Superintendência do IBGE no Estado de Minas Gerais. O objetivo foi buscar alternativas para assegurar a contagem correta da população no Censo 2022, evitando a perda de repasses federais aos municípios e prejuízos na elaboração de políticas públicas locais. 

Na ocasião, a Superintendente do IBGE do Estado, Maria Antônia Esteves informou sobre a chegada de novos recenseadores e continuidade dos trabalhos no Vale do Aço até o final de fevereiro. Apenas para Fabriciano, serão 17 novos agentes censitários.

“O IBGE produz dados para colocá-los à disposição da sociedade, serem materializados em políticas públicas. Por isso, estamos aqui hoje, junto com os municípios, para garantir que as informações estejam corretas, em conformidade com a realidade da região. Todas as rotas e dados coletados até então serão revisadas; domicílios revisitados e novos recenseadores já chegaram ao Vale do Aço”, informou Maria Antônia Esteves.

O anfitrião da reunião, Dr. Marcos Vinicius, agradeceu ao IBGE e aos prefeitos do Vale do Aço que de pronto atenderam ao chamado e se uniram para buscar soluções para saber qual é a população real dos municípios da região.

“A importância dessa reunião é o fortalecimento das políticas públicas da região metropolitana do Vale do Aço. Há duas semanas, estive com a Superintendente do IBGE do Estado e ela também se mostrou preocupada com os dados do Vale do Aço. Daí nasceu esta necessidade da reunião de alinhamento para firmar um termo de parceria e cooperação”, disse.

No encontro estavam presentes os prefeitos de Ipatinga, Gustavo Nunes; Santana do Paraíso, Bruno Morato; e o secretário de Fazenda de Timóteo, Wanderson Moura, representando o prefeito Douglas Willkys. Também participaram da reunião representantes do IBGE que coordenam os trabalhos do Censo 2022 na região e respectivos municípios e das Secretarias de Governança Política e de Desenvolvimento Econômico de Fabriciano.
 
COOPERAÇÃO DE TODOS

À exemplo de Fabriciano, os municípios firmaram convênios de cooperação com o IBGE para colocar um efetivo maior de recenseadores nas ruas. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas