05/01/2023 às 15h32min - Atualizada em 05/01/2023 às 15h32min

​Saúde de Timóteo entrega novos kits para o trabalho dos ACE

Agentes realizarão o primeiro LIRA’a do ano nos dias 17,18 e 19 de Janeiro

Redação
Foto: Divulgação/PMT

A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo entregou novos kits para o trabalho em campo dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) na tarde da última quarta-feira (04/01), no auditório da Prefeitura. Os agentes trabalharão no Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRA’a) nos próximos dias 17, 18 e 19 de Janeiro, usando o equipamento novo.

O secretário de Saúde,  Eduardo Morais, chamou a atenção para o tamanho do desafio a ser enfrentado durante o período chuvoso.

“Precisamos garantir que a cidade tenha sucesso na redução dos índices epidemiológicos causados pelas arboviroses. O trabalho dos agentes de endemias é essencial para a qualidade de vida da população e, por isso, precisamos construir um cenário satisfatório do ponto de vista sanitário. O secretário lembrou do Boletim Epidemiológico divulgado recentemente pelo Ministério da Saúde, que  aponta que o Brasil bateu recorde em mortes por dengue em 2022, com 951 óbitos e 114 em investigação, no ano anterior foram 246. A doença viral, transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, é proliferada em focos de água parada”, disse Morais.

O agente da Funasa, Inácio Torres Neto, há mais de 20 anos atuando como agente de saúde pública recebeu a bolsa nova com materiais como bacia, pipetas, rede pesca-larvas e material de expediente e manifestou sua satisfação.

“Sempre fui muito bem acolhido no município e com material novo a gente trabalha melhor. Mas, por outro lado, o que mais pesa no trabalho da gente é a pessoa não querer que façamos a vistoria no imóvel", conta Inácio.


LIRA’a 2023

De acordo com Ana Amélia Camilo Soares, gerente de Vigilância em Saúde, o sucesso da campanha depende diretamente da colaboração da população. “Na próxima semana, nos dias 17, 18 e 19 de Janeiro, realizaremos o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRA’a) do ano de 2023. Atualmente o município conta com 45 ACE, para o trabalho em campo. Continuamos tendo problemas de recusas para entrar em alguns imóveis e  como diz a campanha: “enquanto você culpa o vizinho, o mosquito ganha terreno”, citando campanha contra a Dengue. Ela chama atenção para a importância do morador assumir a atitude de fazer a vistoria diária de sua casa para eliminar focos do mosquito transmissor das arboviroses.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas