03/01/2023 às 15h47min - Atualizada em 03/01/2023 às 15h47min

​Timóteo realiza festa congadeira entre os dias 21 e 22 de janeiro

Na data, o município de Timóteo celebra seu santo padroeiro São Sebastião

Redação
Foto: Divulgação/PMT

A Guarda de Congo São Sebastião de Timóteo realizará a segunda Festa Congadeira de São Sebastião, São Benedito e Santa Efigênia, nos dias 21 e 22  de Janeiro de 2023, sob a coordenação dos reis festeiros Maria Clara Guido e capitão Gleisson Rodrigues.

Na ocasião do evento, os reis festeiros farão um tributo à Fabyola Batista da Silva Félix ( Guarda de Congo São Sebastião de Timóteo) e João Batista Cardoso ( Guarda de Moçambique de Angola de Araguari), congadeiros que faleceram em outubro de 2022 e deixaram muitas saudades.

Estão previstas as presenças de visitantes ilustres vindos de outros municípios, com suas Guardas ou Terno de congadeiros para louvar os três santos homenageados. Na data, o município de Timóteo celebra seu santo padroeiro, São Sebastião, conhecido como protetor da humanidade contra a fome, a peste, protetor das pessoas feridas e com doenças contagiosas.

Foi durante a colonização portuguesa no Brasil que o santo ficou conhecido pelos seus feitos. Conta-se que na batalha que expulsou os franceses que ocupavam o Rio de Janeiro, São Sebastião foi visto lutando entre os mamelucos, índios e portugueses em defesa das terras brasileiras. A batalha teria acontecido no dia 20 de Janeiro, dia em que é sempre lembrado.

Contribuições

Nos dias que antecedem a segunda Festa Congadeira de São Sebastião, São Benedito e Santa Efigênia, os integrantes e amigos da Guarda de Congo São Sebastião de Timóteio recorrem às contribuições da comunidade para servir café da manhã, almoço e lanche da tarde aos visitantes que passam o dia na cidade reverenciando os santos.

A rainha conga Elizabeth Pinheiro tem feito campanha para arrecadação de pó de café, leite, pão, biscoitos e óleo de cozinha. “Muitos vêm de longe, viagem longa e cansativa para os idosos, acordam muito cedo para participar da nossa festa. Temos que recebê-los com muito carinho e fazer as honras da casa, assim como somos bem recebidos quando participamos de festas em outras localidades”, conta Elizabeth.  As doações podem ser encaminhadas para a rua Noruega, nº 272, bairro Ana Rita. Mais informações pelo whatsapp (31)98820-5766.
 


Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas