02/01/2023 às 14h05min - Atualizada em 02/01/2023 às 14h05min

Chuva intensa durante a madrugada causa transtornos em Ipatinga

Cidade foi afetada por 100 mm de precipitação pluviométrica em pouco mais de uma hora. Tempestade foi mais forte entre duas e três horas da manhã

Redação
Foto: Divulgação/PMI

A Defesa Civil e todas as equipes de limpeza da Prefeitura de Ipatinga já estão nas ruas atendendo os pontos mais afetados na cidade em função do altíssimo e surpreendente volume de precipitação pluviométrica registrado na madrugada desta segunda-feira (2).
 
Apesar de todo o trabalho de prevenção realizado ao longo do ano pela administração municipal, alguns pontos como a avenida Brasil, no bairro Iguaçu, e áreas do bairro Bom Jardim, foram mais atingidos. 


Os canais de escoamento não comportaram o volume das enxurradas e a vazão das águas ficou comprometida nesses locais. Foram mais de 100 mm de chuvas em pouco mais de 1 hora, sendo que a previsão dos serviços de meteorologia era de apenas 12 mm para este dia. Diferentemente do que normalmente acontece, a chuva se concentrou mais na área urbana que nas zonas rurais, onde ficam as cabeceiras dos principais cursos hídricos do município, um fenômeno bastante surpreendente.
 
A Prefeitura está em campo dando total suporte à população, por meio das secretarias de Obras Públicas (Semop), Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e Segurança e Convivência Cidadã (Sescon). 

É importante ressaltar que não houve, até o momento, registro de ocorrências de maior gravidade. As equipes trabalham em ações de limpeza de ruas, desobstrução de bocas de lobo e atendimento às famílias que tiveram algum dano com o ocorrido.
 
Defesa Civil


O Departamento de Defesa Civil atua em regime de plantão, atendendo a população 24 horas por dia. As chamadas de emergência e outras comunicações devem ser feitas aos números 199 e 3829- 8414.

Vale ressaltar que o tempo deverá permanecer instável pelos próximos dias e, assim, todos devem estar alertas, sobretudo nos locais considerados de risco.


Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas