28/12/2022 às 09h48min - Atualizada em 28/12/2022 às 09h48min

Novos reservatórios são inaugurados no Cidade Nova, em Santana do Paraíso

Conquista traz um fôlego aos moradores que sofrem com a falta d’água

Redação
Foto: Divulgação/PMSP

A Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso, em parceria com a Copasa, inaugurou na última quinta-feira (22) os novos reservatórios e adutora de água do Cidade Nova. O bairro teve um crescimento acentuado nos últimos anos e o sistema de abastecimento de água apresentou defasagem para atender os residentes adequadamente. Com a entrega de um reservatório de 400 mil litros e mais um de 30 mil para as partes elevadas do bairro, além da nova adutora, o sistema ganha um fôlego.

“Todo mundo sabe que a água e esgoto são um problema de Santana do Paraíso há pelo menos 30 anos, mas é um problema que a nossa gestão está enfrentando e resolvendo. Em apenas 2 anos já conseguimos essa solução aqui para o Cidade Nova, junto com a Copasa, que é triplicar a reserva de água no bairro, interligar uma nova adutora, dois poços de água, tirar o esgoto da lagoa. E isso é um conjunto de obras que está sendo feito no município”, afirmou o prefeito Bruno Morato.

Para o ano que vem, está prevista a construção de mais dois reservatórios, um de 200 mil e outro de 400 mil, além do aumento da capacidade de bombeamento da elevatória em mais de 50%, passando de 1,9 milhão para 3,2 milhões de litros por dia bombeados. Então, se hoje a reserva do bairro Cidade Nova é de 150 mil litros apenas, até o final de 2023, segundo a Copasa, será de 1 milhão e 30 mil litros.

TRATAMENTO DE ESGOTO

Além do Cidade Nova, as obras para a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto no bairro Ipaba do Paraíso já estão em fase final, um investimento de R$ 4 milhões. Outras duas ETEs também estão sendo construídas para atender os outros bairros do município. Segundo a Copasa, no total, já foram investidos 28 milhões e para conclusão são mais 13 milhões.

“Nós queremos no próximo ano aumentar ainda mais a capacidade de água aqui no bairro, porque o bairro está em franca expansão e também no próximo ano já chegar em 90% do esgoto tratado em Santana do Paraíso, o que é um marco histórico, porque em apenas três anos na nossa gestão, você soltar do zero para 90% é muita coisa. E como eu disse, é um problema que perdurou durante décadas, mas que agora está sendo enfrentado e resolvido pra sempre” completou.


Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas