Cerca de 400 professores da rede municipal de ensino de Coronel Fabriciano, apresentaram projetos sobre a temática de empreendedorismo aplicado ao ambiente escolar durante a Feira de Ideias. O evento foi realizado nessa sexta-feira (16/12), no Centro Esportivo da faculdade Unileste.
O combate à evasão escolar; ações de incentivo à leitura; e utilização de jogos pedagógicos foram alguns dos temas abordados.
As professoras da E. M. Maria das Graças Ferreira, do Córrego Alto, levaram para a feira o projeto da Rádio Escolar, que incentiva a comunicação interna e estimula a disciplina. "Os alunos vão cuidar da programação e produção dos conteúdos que serão transmitidos na rádio. O bom comportamento deles é um dos requisitos para a participação", explica a professora Elcileia Alves.
A inclusão de estudantes com deficiência também foi uma abordagem da Feira. A professora Dilma Lúcia, após ter lecionado para uma aluna com microcefalia, escreveu o livro "A menina invisível" para contar a história da estudante, sensibilizar e gerar empatia nos demais estudantes quanto ao respeito às diferenças.
"É importante incentivar a inclusão para que os estudantes tenham um novo olhar sobre as diferenças, e a criança com deficiência seja um adulto mais preparado para o mercado de trabalho, e para as relações pessoais", relata a professora da Escola Municipal Vereador Nicanor Ataíde.
EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Para a analista do Sebrae Minas, Vanessa Silva, a Feira de Ideias foi um momento importante para viabilizar o ensino da educação empreendedora para os alunos da rede municipal de Coronel Fabriciano. "Ficamos felizes e realizados com a conclusão de mais uma etapa na formação dos educadores. Isso terá grande impacto para os estudantes no próximo ano, por meio de um ensino inovador e diferenciado", ressalta.
A partir de 2023, os conceitos e ferramentas aprendidas pelos docentes, serão integrados aos conteúdos e disciplinas da grade curricular, de maneira transversal e multidisciplinar, contemplando os estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. O projeto é parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), desenvolvido pelo Sebrae.