12/12/2022 às 10h21min - Atualizada em 12/12/2022 às 10h21min

Núcleo de Práticas Jurídicas e Judiciarias ganha nova sede no Unileste

Espaço oferece atendimento jurídico gratuito à população do Vale do Aço

Redação
Foto: Divulgação/Unileste

O Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) inaugurou, nesta quinta-feira (8), a nova sede do Núcleo de Práticas Jurídicas e Judiciárias Iolanda Morais Torres Magalhães (NPJ), do curso de Direito, no campus da Instituição, em Coronel Fabriciano. A cerimônia de inauguração da nova instalação contou com a presença de autoridades judiciárias, estudantes, egressos, docentes, imprensa e da homenageada da noite, a Dra. Iolanda. 

Segundo o coordenador do curso de Direito do Unileste, Me. Wallace Carvalho, “o nome do espaço faz homenagem à advogada, pelo importante trabalho desenvolvido no Centro Universitário durante os processos de implantação do curso de Direito, em 2004, assim como do Núcleo em 2006, além da sua contribuição como docente e coordenadora da graduação nesse período”.

 A nova sede conta com 137,46m² de área construída, sete salas entre recepção, salas de atendimento, de reuniões, arquivo, laboratório de informática e outros, instalações modernas e multifuncionais, em consonância com as atuais tendências de aprendizagem e de atendimento, o que permitirá mais conforto e melhoria contínua dos serviços prestados à comunidade acadêmica e externa.

O Núcleo presta orientação e acompanhamento jurídico gratuito à população de baixa renda, e contribui para a democratização do acesso à justiça e aos direitos das pessoas assistidas, bem como ao desenvolvimento prático no âmbito acadêmico.

“Nos últimos três anos, o NPJ realizou mais de 200 atendimentos, com mais de 150 audiências designadas. Constam em andamento mais de 1.400 processos cíveis e penais na comarca de Coronel Fabriciano”, destaca a docente Dahyana Siman, coordenadora do Núcleo.

Para o reitor do Unileste, Dr. Genésio Zeferino, a inauguração da mais nova estrutura do curso de Direito, reforça, ainda mais, o compromisso do Unileste com o desenvolvimento das pessoas e das comunidades onde está inserida. “O Núcleo além de proporcionar aos nossos estudantes a prática dos processos jurídicos e judiciários, também os aproximam dos órgãos judiciais da região, importantes parceiros do Unileste e, principalmente, do curso de Direito”. 

Excelência reconhecida

Atualmente, a graduação do Centro Universitário, ofertada nos campi Coronel Fabriciano e Ipatinga, é o único curso da Região Metropolitana do Vale do Aço certificado com o selo de excelência concedido pelo Índice Aguillar Education (IAE), e o mais bem colocado, levando em consideração o Vale do Aço e cidades próximas, como Itabira, Governador Valadares, Caratinga e João Monlevade. 

A honraria é concedida apenas aos cursos de excelência, com resultados notáveis em dois únicos índices públicos de qualidade dos egressos em Direito: o Exame Nacional Unificado da OAB e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

Além disso, dados da XXXIII edição do Exame Unificado, que avalia o índice geral de aprovações de faculdades públicas e privadas de direito de todo país, mostra que o curso de Direito do Unileste possui o melhor índice de desempenho no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na região. 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas