14/10/2022 às 15h52min - Atualizada em 14/10/2022 às 15h52min

Sindicatos negociam 7,2% de aumento para trabalhadores do comércio

Reajuste em Ipatinga acompanha a inflação de setembro. Negociações em Fabriciano e Timóteo ainda não terminaram

Redação - Ipatinga/MG
Foto: Emannuel Franco

Os comerciários de Ipatinga ganharam 7,2% de aumento a incidir sobre o salário de outubro. O percentual foi negociado pelos sindicatos que representam os patrões e os empregados no município e está documentado em Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho 2021-2023, assinado pelas entidades na tarde desta quinta-feira (13). O piso salarial da categoria é, agora, R$ 1.485. 

Conforme explica o representante dos empresários, José Maria Facundes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço, o reajuste salarial à categoria laboral acompanha a inflação, ou seja, segue o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado entre 1º de outubro de 2021 e 30 de setembro de 2022.

“Por se tratar de um adendo à Convenção Coletiva, o momento era de negociar apenas as cláusulas econômicas. Nos reunimos algumas vezes com os representantes dos empregados, dialogamos e entendemos que os 7,2% concedidos na data-base de 1º de outubro estão dentro da realidade empresarial e representarão uma boa melhoria nos salários dos nossos funcionários”, pondera o dirigente sindical.


Negociações continuam 
Também de acordo com Facundes, as negociações com o Sindicato dos Comerciários de Timóteo e Coronel Fabriciano (Secteo-CF) estão em andamento e devem ser finalizadas nos próximos dias. 

Segundo explica o dirigente sindical, no adendo à CCT assinado com o Seci, há uma cláusula que prevê que “as diferenças salariais — inclusive dos demitidos — no mês de outubro de 2022, ocorridas pelo atraso da assinatura do documento, deverão ser pagas juntamente com o salário de novembro de 2022”. 

“Empresários que fecharam as suas folhas de pagamento antes da assinatura do Termo Aditivo não precisam se preocupar, uma vez que está permitido pagar o retroativo em novembro”, reforça o presidente do Sindcomércio.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones da entidade patronal: 3821-9020, 3842-2040 e 3849-4490. 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas