21/09/2022 às 10h06min - Atualizada em 21/09/2022 às 10h06min

Senac atua para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Ações afirmativas, metodologia inclusiva e tecnologia assistiva são utilizadas pela instituição para o desenvolvimento pleno das pessoas com deficiência

Redação - Ipatinga/MG
Foto: Divulgação/Senac

Com 40 unidades educacionais distribuídas em todo o Estado, o Senac tem atuado continuamente para promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Seja por meio da capacitação de estudantes nos cursos livres, técnicos, de graduação e pós-graduação, seja por meio da contratação de profissionais para as diversas áreas da instituição.

Conforme destaca Juliana Galdêncio, Coordenadora de Educação Inclusiva do Senac,"a inclusão da pessoa com deficiência deve ser pensada para muito além da cota que a lei prevê. Devemos sempre colocar a pessoa antes da deficiência e compreender que ela possui sentimentos, sonhos e objetivos como qualquer um de nós. A inclusão precisa ter como premissa a singularidade de cada um".

O Senac possui 104 funcionários PCDs e recebe, anualmente, mais de 1500 estudantes com deficiência, de todo o estado. Para garantir a qualidade da educação e a inclusão em equidade, a instituição investe na formação dos colaboradores técnico-administrativos e dos docentes. Além disso, disponibiliza tecnologias assistivas para o desenvolvimento pleno das pessoas com deficiência que estão no Senac em Minas.

Alguns desses alunos estão na turma do curso Técnico em Administração do Senac em Ipatinga, focada na formação de pessoas com deficiência e reabilitados pelo INSS. O estudante Roniele Gomes sofreu um acidente em rodovia que impôs limitações físicas e demanda atendimento médico contínuo:

"O importante é seguir em frente com determinação, força de vontade, abrindo espaço para o desenvolvimento pessoal, um esforço contínuo para superação de desafios. Hoje o Senac em Ipatinga atua de forma positiva, trazendo facilidades para o aluno com dificuldades de acessibilidade, atendendo inúmeras patologias de demandas diferentes que convivemos na minha própria turma. A educação feita de forma inclusiva é muito importante para que todos sintam-se parte de um todo, em um ambiente de diversidade", conta.

Já o aluno Jonathan Marcelino não vê a deficiência como fator definidor. Com 32 anos e uma perna amputada após acidente, ele busca qualificação:

"Fiz um longo período de treinamento, que não foi fácil, mas me adaptei muito bem à prótese. Sou uma pessoa de bem com a vida e meu lema sempre foi ter ousadia e alegria. No ensino técnico, não encontrei dificuldade nenhuma. O Senac é bem estruturado fisicamente com relação ao acesso, como rampas, vagas de estacionamento, elevadores. Já em relação à inclusão social, nunca tive problemas. Sempre frequentei todos ambientes públicos sem problema algum desde o começo do meu acidente", relata.

Juliana Gaudêncio explica ainda que o acompanhamento junto a este público é recorrente. "No caso dos estudantes, ocorre desde a matrícula até a conclusão do curso, contemplando todas as adaptações necessárias para seu desenvolvimento e, dos colaboradores, durante toda a permanência na instituição".

Para a Coordenadora de Educação Inclusiva do Senac, a inclusão das pessoas com deficiência é um caminho sem volta, "pois este público, cada vez mais, vem se capacitando para entrar ou evoluir dentro do mercado de trabalho". E as empresas que optam pela inclusão também se beneficiam. "Além do ganho de conviverem com pessoas diferentes, empresas que possuem em seu quadro equipes diversas tendem a ser mais criativas, dinâmicas, engajadas e comprometidas. Empresas diversas são muito mais lembradas, suas marcas são reforçadas positivamente".


Oportunidade de trabalho

O Senac recebe inscrições para o Banco de Talentos, para Pessoas com Deficiência (PCDs) e Reabilitados do INSS para atuar em suas unidades e sede administrativa. No momento, há vagas para a Grande Belo Horizonte e regiões Norte e Leste, Triângulo Mineiro, Sul e Zona da Mata.

Todos os candidatos com deficiência que se interessarem deverão se candidatar e a seleção ocorrerá de acordo com as vagas disponíveis, os requisitos do cargo, as experiências e expectativas de carreira do candidato. Este cadastro será utilizado para identificar candidatos para vagas de todas as áreas de negócio do Senac.
 


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas