09/09/2022 às 09h35min - Atualizada em 09/09/2022 às 09h35min

Dia da Árvore será marcado por distribuição e plantio de mudas em Fabriciano

O projeto visa a conscientização da população para a importância do verde no meio urbano

Redação - Ipatinga/MG
Foto: Divulgação/PMF

Para marcar o Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro e também a chegada da Primavera, a Prefeitura de Coronel Fabriciano, organizou uma programação especial, focando a sustentabilidade e o meio ambiente, visando à conscientização da população para a importância do verde no meio urbano.

As primeiras ações começam no próximo dia 09, sexta-feira, quando será realizado o plantio de mudas com as crianças do Residencial localizado no bairro Contente. Condomínio habitacional que foi inaugurado pela Prefeitura em 2021. 

As atividades continuam com blitz e caminhada, seguida de lançamento de balões ecológicos na Área de Preservação Ambiental da Biquinha.  

 “Infelizmente, assistimos ao crescimento significativo de queimadas, o que é muito preocupante. A vegetação, em especial as árvores, são essenciais para melhorar a qualidade e umidade do ar, reduzir a poluição, evitar a erosão do solo, além de servir de moradia e fonte de alimento para várias espécies animais. E aqui na nossa região, com clima quente e seco, a ampliação e conservação dos espaços verdes se fazem ainda mais necessários”, reforça a Engenheira Ambiental, Iara Magalhães.

Em Fabriciano, as ações são realizadas pelas Secretarias de Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente por meio da Gerência de Meio Ambiente, com o apoio da Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Ong Amigos da Biquinha e do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Codema).


BALÃO ECOLÓGICO

Um dos pontos altos da programação em comemoração ao Dia da Árvore, será o lançamento de balões ecológicos na área da APA da Biquinha. Estes, são compostos de materiais 100% naturais que se decompõem em contato com solo e água.  Após as bexigas estourarem no ar, as sementes são semeadas onde caírem. Além de chamar a atenção para a conservação das áreas de preservação. Cada balão levará aproximadamente de 8 a 10 sementes de espécies nativas e frutíferas. A proposta é aspergir as sementes, possibilitando a recuperação e ampliação da cobertura vegetal da área de Preservação Ambiental, APA Biquinha. Os balões serão soltos por alunos da Escola Municipal Maria da Conceição Ataíde, do Cocais, que participam do programa Jovens Mineiros Sustentáveis e pelo fato que já moram em local turístico.


PROGRAMAÇÃO

09 de setembro

8h: Plantio de Mudas com crianças (Residencial Contente- Bairro Contente)

13 de setembro

9h:  Blitz ecológica - Entrega de mudas e lixo car - (Avenida Tancredo Neves)

17 de setembro

8h:  Plantio de mudas de árvores (Praça das Mães e Praça Belvedere) 

21 de setembro

9h:  Blitz ecológica- Entrega de mudas- (Praça da Bíblia) 

24 de setembro

8h: Plantio de mudas em área Verde - (bairro Santa Rita)

26 de setembro

8h: Abertura da Semana Do Turismo com alunos da Escola Municipal Maria da Conceição Ataíde, do Cocais, que participam do programa Jovens Mineiros Sustentáveis.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas