27/07/2022 às 09h49min - Atualizada em 27/07/2022 às 09h49min

Timóteo efetua o pagamento do piso salarial de ACS's e ACE's na sexta-feira (29)

Atualmente, Timóteo conta com 42 ACE's e 104 ACS's que atuam em todo o município

Redação - Ipatinga/MG
Foto: Divulgação/PMT

A Prefeitura de Timóteo anunciou para sexta-feira (29) o pagamento do novo piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate de Endemias (ACE). O piso salarial desses profissionais foi regulamentado pela Emenda Constitucional nº 120, de 5 de maio de 2022, por meio de recursos transferidos pelo governo federal aos Municípios, aos Estados e ao Distrito Federal.

Atualmente, Timóteo conta com 42 ACE's e 104 ACS's que atuam em todo o município. Ambos os profissionais têm papel relevante na saúde e na qualidade de vida da população.  O ACS atua como mediador da relação entre o usuário e a Unidade de Saúde identificando as demandas na comunidade, além de criar vínculos com as famílias, o que é fundamental para conscientizar e orientar as ações em saúde. Já o ACE é essencial no controle e prevenção doenças como dengue, malária, leishmaniose e outras endemias além de contribuir para a integração entre as vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental.


O pagamento do piso de dois salários mínimos para cada ACS e ACE na folha do mês de julho é retroativo ao mês de maio. Com o pagamento do piso a essas duas categorias de servidores o Município injeta R$ 400 mil na economia local. 

“A valorização dos servidores municipais é um compromisso que vem sendo a prática da nossa gestão nos últimos quatro anos e meio. E não poderia ser diferente com os ACS e ACE, que realizam um trabalho de qualidade junto à população. São profissionais que estão diariamente em cada residência, prestando orientações e fazendo um atendimento diferenciado”, destacou o secretário municipal de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo, Eduardo Morais, reforçando que assim que os recursos transferidos pelo governo federal chegaram ao Município eles estão sendo repassados aos profissionais.


Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas