16/06/2023 às 00h16min - Atualizada em 16/06/2023 às 00h12min

5 recursos incríveis das redes sociais que já foram extintos e talvez você tenha esquecido

Relembre 5 recursos extintos das redes sociais: as antigas ferramentas que desapareceram ou foram substituídas com as atualizações no Twitter, Instagram e Facebook

Sandro Sagar

Sandro Sagar

Especialista em Marketing Digital

Sandro Sagar
Imagem: Internet
É comum que as redes sociais se desfaçam de recursos ultrapassados ou pouco utilizados. Existem diversos exemplos de funcionalidades que foram removidas das plataformas devido à falta de popularidade ou problemas de usabilidade, deixando alguns usuários desapontados e outros indiferentes. Um exemplo disso é o caso do Fleets do Twitter, que não alcançou o engajamento esperado e foi substituído pelas conversas em áudio no Spaces, assim como a reação "gratidão", a famosa florzinha roxa que desapareceu do Facebook. O Instagram também descontinuou recursos como o IGTV, a aba "Seguindo" e a função "Arrasta para cima".

Com tantas mudanças e atualizações, é difícil lembrar de todos os recursos que foram modificados ou extintos nas redes sociais. A seguir, apresentamos cinco funcionalidades que fizeram parte dessas plataformas e podem ter sido esquecidas.

Fleets
O Fleets do Twitter foi criado para incentivar os usuários a serem mais ativos no microblog. Semelhante aos Stories do Instagram, o Fleets permitia postagens temporárias de textos, vídeos, imagens e GIFs, que desapareciam após 24 horas. No entanto, o recurso não alcançou a adesão esperada. A maioria dos usuários que utilizava os Fleets já postava tweets regularmente, e o recurso não foi suficiente para atrair os usuários mais reservados.
Em 2021, o Twitter decidiu encerrar a função Fleets e investir nos Spaces, que são salas de bate-papo em áudio sobre diversos temas. Curiosamente, os Fleets ganharam popularidade apenas dois dias antes de serem descontinuados, quando a hashtag #fleetday liderou as tendências. Nesse período, tanto usuários anônimos quanto famosos aproveitaram a ocasião para postar conteúdo mais ousado na plataforma.

Arrastar para cima no Instagram
No Instagram, era comum usar o gesto de "arrastar para cima" nos Stories para acessar links externos à rede social. Em 2021, o Instagram introduziu a figurinha de links nos Stories, substituindo esse gesto. Essa atualização permitiu que os usuários reagissem e respondessem às histórias com links, algo que não era possível anteriormente. Segundo a plataforma, a mudança para a figurinha de links foi feita para agilizar a produção de conteúdo e oferecer mais opções de personalização, já que a figurinha de links pode ser customizada.
Essa modificação foi bem recebida pelos usuários, pois trouxe mais flexibilidade na inclusão de links nos posts. O antigo gesto de "arrastar para cima" agora é lembrado principalmente como um meme, associado a situações de "morte" em piadas que circulam na internet.

IGTV
Em 2018, o Instagram lançou o IGTV na tentativa de concorrer com o YouTube. Essa plataforma permitia a publicação de vídeos verticais de até 60 minutos, com resolução de até 4K. O recurso podia ser utilizado dentro do próprio Instagram ou por meio de um aplicativo separado disponível para Android e iPhone (iOS). No entanto, a ideia de criar uma "televisão online" dentro do Instagram não obteve o sucesso esperado.
De acordo com a equipe do aplicativo, poucas pessoas clicavam no ícone do IGTV. Além disso, o IGTV teve menos de 1% dos downloads em comparação com o aplicativo principal em 2019. Enquanto o Instagram foi baixado por 1 bilhão de pessoas, apenas 7 milhões se interessaram pelo IGTV. Diante da falta de popularidade e da baixa adesão por parte dos criadores de conteúdo, o recurso foi descontinuado em 2021. Em seguida, o Instagram lançou o Reels na tentativa de competir com o TikTok.

Reação "Gratidão" do Facebook
Nos dias das mães de 2016 e 2017, o Facebook disponibilizou uma reação temporária chamada "gratidão", representada por uma florzinha roxa. Além das opções já conhecidas de amor, risada, surpresa, tristeza ou raiva, os usuários de 80 países puderam demonstrar seu agradecimento com essa reação. No entanto, apesar da popularidade dessa interação no Brasil, ela foi desativada pouco tempo depois.
Em 2018, o Facebook anunciou que não lançaria mais reações personalizadas em datas comemorativas, optando por outros recursos como molduras para fotos, fundos para posts de texto, filtros e figurinhas. Essa mudança não agradou aos usuários, que sentiram falta da florzinha colorida em seu feed e criaram a hashtag #voltaflorzinha.

Aba "Seguindo" do Instagram
Em 2019, o Instagram anunciou o fim da aba "Seguindo", que exibia as atividades dos seguidores, mostrando o que eles curtiam e comentavam na plataforma. Bastava clicar no ícone de coração para visualizar as ações mais recentes dos contatos. Com a alteração, o Instagram passou a exibir apenas a aba "Atividades", que mostra as interações relacionadas ao próprio usuário, como novos seguidores, curtidas e comentários. Segundo o Instagram, o recurso da aba "Seguindo" era pouco utilizado e muitos usuários não tinham conhecimento de sua existência. A mudança também visava simplificar a plataforma.
Além disso, com o surgimento da ferramenta "Explorar", a aba "Seguindo" deixou de ser a principal fonte para descobrir novos conteúdos e perfis na plataforma. Essa mudança dividiu opiniões entre os usuários na época: alguns comemoraram a proteção da privacidade, enquanto outros lamentaram o fim da funcionalidade que permitia acompanhar e notificar as interações dos seguidores na rede social.
Leia Também »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas