Orientar e conscientizar os educadores da rede estadual quanto ao uso profissional e adequado da voz. Esse é um dos objetivos do Curso de Saúde Vocal do Professor, oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), e que segue com inscrições abertas.
O curso é direcionado a professores efetivos e contratados, conforme estabelecido na Resolução Seplag nº 27 de 27 de junho de 2016. A formação tem carga horária de 20 horas e é realizada totalmente on-line, por meio da plataforma da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE/MG.
Também são objetivos:
De acordo com a coordenadora do Serviço de Acompanhamento Sociofuncional (SAS), Najla de Lelis Silva Mendes, a iniciativa surgiu a partir da necessidade de desenvolver uma proposta que pudesse orientar sobre a forma adequada de usar a voz em sala de aula e manter as estruturas vocálicas livres de doenças.
“Sabemos como a voz do professor, sua entonação, é importante e dá mais significado aos conteúdos curriculares, comportamentos e vivências dos estudantes. Por isso é necessário orientar nossos professores sobre a forma adequada de usar a voz em sala de aula e manter as estruturas vocálicas livres de doenças”, explica.
A voz do professor é um recurso didático que permite uma comunicação ainda mais especializada ao demandar entonações que enchem de significados os conteúdos curriculares, além de possibilitar a troca ampla de ideias e conhecimentos.
Portanto, o objetivo geral é propor ações de promoção da saúde e prevenção de agravos à saúde vocal que irão, direta ou indiretamente, contribuir no aproveitamento escolar dos alunos. “Professor, venha dedicar um pouco do seu tempo ao cuidado e à prevenção de sua saúde vocal”, convida Najla.
Inscreva-se
O curso tem duração de um mês: de 24/6 a 24/7. As inscrições começaram em 20/5, vão até 17/6 e podem ser feitas por meio deste formulário.