21/05/2024 às 15h25min - Atualizada em 21/05/2024 às 15h25min

Cobra da espécie "Python" é entregue à Polícia Ambiental em Ipatinga

A cobra será levada para Belo Horizonte pelo IEF, onde receberá a destinação adequada

Redação
Foto: divulgação/ Usipa

Na tarde de segunda-feira (20/05), uma mulher compareceu à sede da Polícia Ambiental de Ipatinga para entregar uma cobra da espécie "Python". A cobra, que já estava com ela há cerca de dois anos, se tornou agressiva com o passar do tempo, buscando o bem-estar do animal, ela decidiu entregá-la aos órgãos ambientais.

De acordo com o relato, a cobra foi um presente de um conhecido, mas ela não sabia a origem do animal. Ela também mencionou que, com o crescimento da cobra, ela se tornou mais agressiva, o que a motivou a procurar ajuda.

Antes de recolher a cobra, a Polícia Ambiental entrou em contato com o Centro de Biodiversidades da Usipa (Bióloga Cláudia) para verificar se eles teriam condições de receber o animal. Após a confirmação, os profissionais do CEBUS entraram em contato com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), que determinou o recolhimento da cobra.

A cobra será levada para Belo Horizonte pelo IEF, onde receberá a destinação adequada. A Polícia Ambiental ressalta que a entrega de animais silvestres é um ato voluntário e que a população pode procurar o órgão para realizar a entrega de forma segura e responsável.

Animal recebido na Usipa

A Python, de aproximadamente três metros de comprimento, foi recebida pelo Cebus - Centro de Biodiversidades da Usipa, ainda nessa segunda-feira e será encaminhada ao Instituto Estadual de Florestas - IEF de Belo Horizonte, nesta quarta-feira (22).

Lélio Costa e Silva, médico veterinário e responsável técnico do Cebus, comentou sobre a situação. “A python não faz parte da fauna nativa brasileira, ela é do sudeste asiático e seu manejo requer cuidados específicos. Em Belo Horizonte, ela terá as condições ideais para seu bem-estar e segurança, além de contribuir para a educação ambiental e a conscientização sobre a importância de se preservar as espécies em seus habitats naturais”, destacou.

Essa ação integra o Programa de Recuperação da Fauna sem Lar do Vale do Aço, que visa prestar serviços médicos veterinários e atendimentos clínicos a animais silvestres recolhidos, apreendidos ou resgatados pela Polícia Militar de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e IEF. O programa é patrocinado pela Associação Regional de Proteção Ambiental do Vale do Aço (Arpava), Usiminas e o IEF.

A python, após passar por uma avaliação veterinária detalhada no Cebus, está pronta para ser transportada. Em Belo Horizonte, ela será destinada a um local pré-definido pelo IEF.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas