27/03/2024 às 15h50min - Atualizada em 27/03/2024 às 15h50min

Aumento de casos por infecção bacteriana causa alerta no Japão: ''Comedor de ânus"

A taxa de mortalidade dos infectados chega a 30%

Foto: Divulgação

A bactéria Streptococcus pyogenes, também conhecida como estreptococo do grupo A, ganhou o apelido de "vírus comedor de ânus" nas redes sociais. Apesar do nome inusitado, ela não come ânus, mas pode colonizar orifícios corporais como ânus, garganta, narinas e genitais, causando complicações.

A taxa de mortalidade da bactéria pode chegar a 30%, o que gera preocupação. No entanto, a maioria dos casos apresenta sintomas leves, como dor de garganta ou infecção de pele. Em casos mais graves, pode causar pressão baixa, disfunção de órgãos, manchas no corpo e descamação.

Nos dois primeiros meses de 2024, foram registrados 941 casos no Japão, o que deve ultrapassar os anos anteriores. A bactéria afeta principalmente idosos, mas o aumento de casos em pessoas com menos de 50 anos preocupa as autoridades.

A melhor forma de prevenção é seguir medidas básicas de higiene, como:

  • Lavar bem as mãos
  • Cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal

O tratamento para a infecção pelo estreptococo do grupo A é feito com antibióticos, de acordo com a orientação médica. Em alguns casos, pode ser necessária a realização de cirurgia.

Ainda há muito que não se sabe sobre a forma fulminante de ataque da bactéria. O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID) do Japão está investigando o caso.


Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas