24/03/2024 às 08h53min - Atualizada em 24/03/2024 às 08h53min

PF prende três mandantes do assassinato de Marielle Franco

Os mandados foram autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes

Foto: Renan Olaz/CMRJ

Após quase seis anos do crime, a Polícia Federal  PF prendeu três suspeitos de serem os mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do seu motorista Anderson Gomes: Domingos Brazão, Conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro e irmão do deputado Chiquinho Brazão; Chiquinho Brazão, Deputado federal pelo União Brasil; e Rivaldo Barbosa, Ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro.

A operação, deflagrada neste domingo (24) pela Procuradoria-Geral da República (PGR), pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e pela Polícia Federal (PF), também resultou em 12 mandados de busca e apreensão cumpridos em diversos endereços do Rio de Janeiro.


Segundo as investigações, o crime teria sido motivado por um embate político entre Marielle e Chiquinho Brazão em torno de um projeto de lei que regularizava terrenos dominados pela milícia. Marielle era ferrenhamente contra o projeto e representava a principal resistência dentro da Câmara de Vereadores.

A investigação ganhou impulso com a delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, um dos executores do crime, que confessou seu envolvimento e apontou os mandantes.

A investigação segue em curso para determinar a participação de outros indivíduos no crime e esclarecer todas as motivações por trás do assassinato de Marielle e Anderson.


Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas